"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. "

( Charles Darwin )
Bem-vindo a este espaço - Welcome to this space - Bienvenue dans cet espace - Bienvenidos a este espacio - Willkommen zu diesem Raum -Bem-vindo a este espaço - Benvenuti in questo spazio - مرحبا بكم في هذا الفضاء - Ласкаво просимо на цьому просторі - Hoşgeldiniz bu alana - Bem-vindo a este espaço - Välkommen till detta utrymme - Dobrodošli v ta prostor - Добро пожаловать на этом пространстве - Bine aţi venit la acest spaţiu -Bem-vindo a este espaço - Zapraszamy do tego miejsca - Velkommen til dette rommet - 이 공간에 오신 것을 환영합니다 - ようこそ、この空間に -Bem-vindo a este espaço - Selamat datang di ruang ini - Üdvözöljük ezt a helyet - Velkommen til denne plads - Vítejte na tomto místě - Bem-vindo a este espaço - Dobro došli na ovaj prostor - Benvinguts a aquest espai - Welkom om hierdie spasie

domingo, 28 de junho de 2009

Parto bem sucedido

Aconteceu-me uma situação engraçada á dias, Num casal de Bengalins que tinha seis ovos e que tinham sido colocados debaixo da fêmea todos no mesmo dia, só nasceram três.
Como não tinha verificado os ovos e apesar de os ter colocado debaixo da fêmea todos no mesmo dia, esperei mais três dias para ver se nascia mais algum. Como ao fim desse tempo não nasceu mais nenhum, retirei os ovos e antes de os deitar foram partidos (com delicadeza) uma um, o primeiro não tinha nada, o segundo tinha um pássaro morto e o terceiro tinha um pássaro completamente formado e vivo, com medo de o esmagar agarrei-o pela penungem e coloquei-o dentro do ninho junto com os outros que já tinham três dias e fiquei na expectativa se a os pais o regeitariam ou não. D e vez em quando ía espreitar o fundo da gaiola para ver se tinha sido deitado para fora do ninho, felizmente isso não aconteceu e ao fim de uma semana continua vivo e bem alimentado, penso que só por grande azar é que possa morrer, a unica diferença dos outros é que é mais pequeno.
Como mutas vezes na nossa vida, pequenos pormenores podem fazer toda a diferença e neste caso a diferença entre a vida e a morte foi o facto de em vez de deitar fora os ovos porque era suposta eles ou não terem nada ou estarem mortos dentro do ovo, ter ido confirmar se era assim ou não.
Claro que fico sem saber porque é que não nasceu no mesmo dia dos outros, se na altura que parti o ovo ele estava para nascer ou se eu não partisse o ovo ele morreria dentro do ovo, isso fica por saber.

sábado, 20 de junho de 2009

Manobas perigosas

Tenho um casal de Mandarins Gigantes que ao fazerem o ninho (eu tinha sustituido todas as caixas de madeira por plástico , fazem o ninho a um canto da caixa e fica o outro canto com um buraco e é para esse buraco que alguns dos ovos caem. A primeira vez de seis ovos, três deles cairam para o buraco, quando dei por isso já estavam gelados, já lá deviam estar á alguns dias, então tirei-os de lá e para não acontecer o mesmo com os restantes ovos caissem para lá, enchi o buraco com o naterial de construção do ninho e pensei que ficava resolvido, mas não ficou, os pássaros coceçaram a tirar tudo para fora e nunca mais foram para o ninho. Como faltavam 2 dias para nascerem meti os ovos debaixo dos Bengalins que estavam para nascer o mais proximo dos Mandarins e assim consegui que eles se safasssem.
Na postura seguinte, e porque pensei que não fizessem a mesma coisa, não troquei a caixa por outra mais pequena e voltou tudo ao mesmo, quando faltavam 2 ou 3 dias para nascerem lá estavam os ovos no buraco, então na postura seguinte retirei a caixa de plástico e meti uma de madeira, mais pequena de modo a que não houvesse hipoteses de ficar com um buraco lateral, e assim foi, como tinham menos espaço fizeram o ninho no centro da caixa e já não havia espaço para buracos. Além da caixa ser mais pequena eles fizeram o ninho mais baixo e quando os pássaros tinham 12 dias a caixa começou a deitar um pivete muitissimo superior aos ninhos feitos nas caixas de plástico, o espaço da caixa era pequeno para seis pássaros e então quando dei por isso o cheiro era de tal maneira forte que notava-se á distancia e os pássasros muito sujos,
Como ainda faltavam pelo menos mais oito dias para eles sairem do ninho e da manrira que o cheireteb já estava e com as temperaturas mais altas, pensei que havia grandes hipoteses do ninho se encher de bicharada e a solução que encontrei foi fazer outro ninho numa caixa de pástico e mudar para lá os pássaros não sabendo o que iria acontecer em relação aos pais. Fiz a nudança e fiquei á espera para ver o que acontecia. só ao fim de mais de uma hora em que os pais andaram a rondar a entrada do ninho mas não entravam, ao fim desse tempo e com os filhos a pedir comer eles lá entraram e começaram a alimentar os filho, hoje já estão fora do ninho e está tudo bem, ainda têm as penas muito sujas mas isso vai desaparecendo. A caixa de madeira foi para o lixo e tenho de tentar arranjar uma solução para que volte a utilizar as caixas de plástico e de modo a que não fique um buraco lateral, talvez tenho de meter menos material para a construção do ninho.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Finalmente os Gould




Depois de ter juntado e vendido umas dezenas de Mandaris, adquiri os desejados Diamantes de Gould. Como o dinheiro para pássaros tem de vir precisamente dos pássaros tive de aguardar algum tempo até serem feitas estas aquisições.

Adquiri primeiro um casal e depois dois machos, fica a faltar duas fêmeas. O objectivo é adquirir mais um casal e duas fêmeas de modo a fazer quatro casais para a proxima época. Estão na muda da pena e ainda não têm as cores definitivas.



<