"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. "

( Charles Darwin )
Bem-vindo a este espaço - Welcome to this space - Bienvenue dans cet espace - Bienvenidos a este espacio - Willkommen zu diesem Raum -Bem-vindo a este espaço - Benvenuti in questo spazio - مرحبا بكم في هذا الفضاء - Ласкаво просимо на цьому просторі - Hoşgeldiniz bu alana - Bem-vindo a este espaço - Välkommen till detta utrymme - Dobrodošli v ta prostor - Добро пожаловать на этом пространстве - Bine aţi venit la acest spaţiu -Bem-vindo a este espaço - Zapraszamy do tego miejsca - Velkommen til dette rommet - 이 공간에 오신 것을 환영합니다 - ようこそ、この空間に -Bem-vindo a este espaço - Selamat datang di ruang ini - Üdvözöljük ezt a helyet - Velkommen til denne plads - Vítejte na tomto místě - Bem-vindo a este espaço - Dobro došli na ovaj prostor - Benvinguts a aquest espai - Welkom om hierdie spasie

domingo, 21 de março de 2010

Alteração do viveiro



Retirei o "telhado" do viveiro e coloquei a fazer de tecto, um tabuleiro em aluminio que parece que foi planeado para ser colocado lá, mas não foi. O tabuleiro faz de tecto e vai servir de tabuleiro para uma gaiola que eu vou fazer para colocar por cima do viveiro.
Cortei alguns centimetros em cada pé e ganhei esses centimetro na altura da gaiola que vou fazer. Vai ficar mais ou menos com 90 cm de comprimento, 60 cm de largura e 90 cm de altura, por enquanto está a servir de base para outras gaiolas.

Bengalins


Gaiola nº 3, com cinco Bengalins e um Mandarim.
Engraçado é que o Macho tem poupa e nenhum dos filhotes tem.

Primeiros Canários já grandotes


Os primeiros canários deste ano, já cresciditos.
Um está um bocadinho mais atrasado do que o outro, não tinho trocado os ovos e tem dois dias de diferença, só que já tinham tempo suficiente para comerem sozinhos e os pais já estavam impacientes, começaram a arrancar-lhes as penas da cabeça e tive de os separar.
Apesar de já terem tempo suficiente para comerem sozinhos, ainda estavam um bocadinho atrasados e um mais do que o outro, mas penso que não vai haver problema .

1º Gloster


O meu primeiro Gloster nascido aqui, é pena ter nascido só um, mas também não está mal.
Tive de retirar o macho porque não parava de dar bicadas na fêmea e com este conflito todo a fêmea acabava por não alimentar o filhote. Até agora a fêmea sozinha tem alimentado bem o filhote.

domingo, 14 de março de 2010

De seis, só um escapou

Um casal de Mandarins que foi a primeira vez que criaram e que a fêmea meteu seis ovos, resultou em seis nascimentos, desses seis que nasceram foram morrendo pouco a pouco todos menos um que retirei e coloquei noutra gaiola com Bengalins. Apesar deste pássaro já ter mais três dias do que os Bengalins,não foi regeitado e lá continua apesar de estar muito maior que os outros.
O que custou mais foi eles terem morrido quando já estavam cresciditos, os pais foram deixando de dar de comer e eles foram morrendo, nem o macho nem a fêmea lhes davam o comer suficiente, não sei se por ser a primeira vez que criaram ou se por outro motivo.
Foi a primeira vez que criaram, mas não eram novinhos, eram do inicio do ano passado. Vou juntá-los novamente e vamos ver o que vai acontecer

Sete é demais - 2ª parte

Conforme já tinha referido, numa emergencia tive de juntar mais dois pássaros onde já estavam cinco, o problema é que tem estado sempre a chover e calor nada, isto fez com que muito rápidamente a caixa do ninho se transformasse num chiqueiro com os pássaros atolados em porcaria. A solução foi ter de fazer um novo ninho noutra caixa e fazer a troca, como já tinha feito isso uma vez e os pássaros não regeitaram, fiz novamente.
Tive de fazer esta troca mais duas vezes, estão todos vivos já fora do ninho e já com outro aspecto mais limpo e sem piolho. As trocas de cama deram resultado.

A primeira cria Gloster

Nasceu á 4 dias o meu primeiro Gloster, depois de uma primeira postura de 5 ovos todos claros, desta vez em 4 ovos nasceu 1, já está melhor, pode ser que para a proxima meta 3 ovos e 2 estejam galados.
Tive de separar o macho da fêmea porque quando dei por isso a fêmea estava já com sangue na cabeça porque o macho não parava de dar-lhe bicadas. Além da fêmea estar assim, ela também não conseguia dar comer ao filhote e então retirei o macho da gaiola, vamos ver se a fêmea continua a dar de comer ao filho.

Vai ter de ficar para o proximo ano

Não consegui concretizar aquilo que tinha planeado em relação a determinadas alterações nas minhas instalações de modo a aumentar o numero de aves e ser um espaço mais funcional, a falta de tempo, o querer fazer as coisas á minha maneira e tem de ser daquela maneira e não pode ser de outra, mesmo que seja mais rápida a sua execução, o facto de estar sempre a chover e dificultar em muito as alterações que eu queria fazer, não deixaram que fizesse o que estava planeado.Falta-me preparar a parede onde vou colocar as gaiolas, fazer as gaiolas, alterar a iluminação e acrescentar um extractor par renovar o ar. Faltam outras coisas de menor importancia e dificuldade na execução que irei fazer aos poucos durante este ano.
Como esta actividade é para ser relaxante e não stressante, resolvi deixar algumas coisas para o proximo ano. Vou na mesma tirando uns passaritos, só que em quantidades menores.
Heste momento concentro-me em dois grupos, Canários e Exoticos. Mais tarde talvez acrescente mais um grupo.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Primeiros Canários deste ano

Os meus Diamantes de Gould

Os meus Glosters

O meu casal Gloster com 3 ovos, na primeira postura tinha 5 ovos mas nenhum estava galado.
Espero que desta vez tenha mais sorte.