"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. "

( Charles Darwin )
Bem-vindo a este espaço - Welcome to this space - Bienvenue dans cet espace - Bienvenidos a este espacio - Willkommen zu diesem Raum -Bem-vindo a este espaço - Benvenuti in questo spazio - مرحبا بكم في هذا الفضاء - Ласкаво просимо на цьому просторі - Hoşgeldiniz bu alana - Bem-vindo a este espaço - Välkommen till detta utrymme - Dobrodošli v ta prostor - Добро пожаловать на этом пространстве - Bine aţi venit la acest spaţiu -Bem-vindo a este espaço - Zapraszamy do tego miejsca - Velkommen til dette rommet - 이 공간에 오신 것을 환영합니다 - ようこそ、この空間に -Bem-vindo a este espaço - Selamat datang di ruang ini - Üdvözöljük ezt a helyet - Velkommen til denne plads - Vítejte na tomto místě - Bem-vindo a este espaço - Dobro došli na ovaj prostor - Benvinguts a aquest espai - Welkom om hierdie spasie

Instalações

Estas eram as minhas instalações.

                            ***** Neste momento já não tenho nada do que aqui está ****
Nas minhas instalações tenho neste momento 15 gaiolas, as ultimas já fui eu que fiz e são um bocado maiores que as primeiras que serão substituídas aos poucos. O espaço não é muito grande mas e como para já não pretendo ter muitas gaiolas, por isso serve perfeitamente.

A 1º gaiola que fiz.

Gaiola tipo, cheguei á conclusão que era este o tipo de gaiola que devia fazer, com 1,00 metro de comprimento com divisória central  ou não, Com 37 cm de altura e 33 cm de largura. Usei rede com malha de 19 mm, não coloquei os poleiros muito alto já de propósito para caso seja  necessário colocar mais pássaros em cada gaiola é só retirar o separador central meter mais um ou dois poleiros por cima dos existentes e já está.
Se tiver de fazer mais algumas gaiolas serão exactamente igual a esta, não será tão bonita como as de compra, mas além de ser  mais barata, tem a configuração que eu quero, desde a porta, comedouro, bebedouro, etc, ou seja foi feita por mim e para mim. As de compra nem sempre têm aquilo que eu pretendo além de estarmos a falar de valores completamente diferentes, este modelo pode servir para alguns e para outros não.Para os tabuleiros usei umas prateleiras viradas ao contrário.

Na eventualidade de mais tarde alterar aqui algumas coisas irei usar estes tabuleiros para uma ou duas voadeiras que poderei fazer e as gaiolas irão ter outra disposição, ficarão em fila ao lado umas das outras numa outra parede , com menos espaço entre elas na altura e o tabuleiro será uma chapa fininha que será colocada por baixo da gaiola e em cima da outra que está por baixo, que terá um rebordo não muito alto e que irei provavelmente usar rolo de papel, poderá também ser usado jornais, por isso o rebordo não ser muito alto para facilitar a retirada dos jornais, como limpo os tabuleiros muitas vezes, o tabuleiro não precisa de ter o rebordo muito alto, mas isto é só uma ideia que tenho agora, o que agora é amanhã pode já não ser. A ideia é que este tabuleiro fique colocado em cima da gaiola, fixo à gaiola para não cair quando da retirada do papel, mas fixo sem carácter definitivo, a ideia é ter um sistema muito simples de modo a desmanchar tudo rapidamente para se poder lavar tudo. De qualquer modo tudo o que tenho feito desde as gaiolas, acessórios, etc, tem sido com a ideia se fizer alterações (se as fizer serão definitivas) tudo aquilo aquilo que estou a fazer agora se enquadre e ou se reutilize naquilo que irei fazer depois.


Painel que separa a zona das gaiolas com outra zona, zona "oficinal",onde faço as minhas engenhocas, e que aproveitei para fazer o suporte para as banheiras e os ninhos. Mais tarde talvez isto seja para alterar, se fizer o que tenho na ideia vou mudar a configuração do espaço existente de modo a que a "oficina" sai dali e fica um espaço amplo só para os pássaros, mas isto agora é só uma ideia que também tem a ver com o repararem ou não umas infiltrações que por aqui existem, cada vez que arranjam fica é pior e penso que a malta aqui do prédio gosta de gastar dinheiro, em vez de arranjarem uma equipa de profissionais que utilize os produtos adequados arranjam sempre as equipas ali do "zé da esquina" que não sabem fazer nada e que também dificilmente podem ser responsabilizados porque se defendem ou com o preço que foi barato ou que aquilo afinal voltou a meter água mas que já é outro problema e não tem nada a ver com a reparação,etc, etc,enfim uma cambada de aldrabões, mas eles "coitados" nem têm a culpa toda, quem tem a culpa é quem os vai buscar para fazer o trabalho. Eu nisto não tenho responsabilidade nenhuma nem voto na matéria visto a não ser o proprietário da casa.

Painel com os relogios para ligar e desligar as luzes.


Gaiola que fiz e que utilizo para colocar os pássaros quando são separados dos pais, depois de estarem aqui uns dias e que passam para as voadeiras.

Gaiolas redondas que para já não têm utilização, a azul é para fazer  aquilo que eu gostava que fosse um "estúdio fotográfico" já tinha feito um mas não fiquei satisfeito com o resultado e estou a experimentar outra solução.
Neste local vou colocar a terceira voadeira que vou fazer, em principio vai ter 2,30 mts de altura, 1,00 mts de largura e 1,00 mts de comprimento.


Zona onde tenho as caixas para os ovos, as papas, sementes, etc.



1ª Voadeira, não é muito grande mas é o que se pode ter, retire-lhe o "telhado" para colocar a outra voadeira por cima.




2ª voadeira, colocada em cima da primeira.

Bancada com alguns acessórios usados no dia a dia.


Bancada vista de frente, recipiente  para o lixo, prateleira para jornais e revistas para forrar os tabuleiros.

Zona de lavagens.

Zona da comida, medicamentos e diversos.



Zona da Informática, é aqui que vou apontar tudo e fazer alguns vídeos com a webcam.

Vista geral, os mosaicos só chegaram até ali porque antes de ter os pássaros este local tinha outra configuração. Mais tarde talvez meta no resto, isso também tem a ver com o fazer ou não umas alterações que tenho na ideia.


2 comentários:

  1. ola colega, onde encontro pra comprar essa malha que vc usou pra construir o viveiro?
    e as laterais tbém, enfim preciso saber onde achar tudo pra construir um para os meus tbem...obrigada.
    vanessavivianne@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Olá Vanessa, a rede que usei comprei aqui em Alverca numa drogaria, mas existe também no AKI, se bem que mais cara. Eu fiz a parte frontal com rede com malha de 19 mm porque tenho canários, se for pássaros mais pequenos já não dá, tem de ser uma malha mais fina senão fogem e porque esta rede é feita com arame mais grosso o que permite fazer melhor as portas, os suportes para os bebedouros ou outras aberturas, nas laterais e para sair mais barato usei uma rede de malha mais fina (13 mm )e que é uma rede mais maleavel, mas como nas laterais não fiz aberturas, estiquei bem a rede e ficou bem. Para fazer a estrutura do viveiro usei umas cantoneiras perfuradas que já cá tinha mas que se compra também nalgumas drogarias e nos Akis e outras lojas do gênero, são cantoneiras para montar estantes, não são muito baratas mas como são perfuradas é muito mais facil e rápido a sua montagem Para unir as calhas e para unir a rede ás calhas usei rebites de 5 mm de aba larga e com um bocadinho de paciência coloquei por dentro junto á rede uma anilha em cada rebite para a rede ficar bem presa.
    Se tiver duvidas envie-me um mail que eu posso explicar mais ao pormenor com a colocação de algumas fotos se for necessário.
    Cumprimentos e um Bom 2011
    João Rodrigues

    ResponderEliminar