"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. "

( Charles Darwin )
Bem-vindo a este espaço - Welcome to this space - Bienvenue dans cet espace - Bienvenidos a este espacio - Willkommen zu diesem Raum -Bem-vindo a este espaço - Benvenuti in questo spazio - مرحبا بكم في هذا الفضاء - Ласкаво просимо на цьому просторі - Hoşgeldiniz bu alana - Bem-vindo a este espaço - Välkommen till detta utrymme - Dobrodošli v ta prostor - Добро пожаловать на этом пространстве - Bine aţi venit la acest spaţiu -Bem-vindo a este espaço - Zapraszamy do tego miejsca - Velkommen til dette rommet - 이 공간에 오신 것을 환영합니다 - ようこそ、この空間に -Bem-vindo a este espaço - Selamat datang di ruang ini - Üdvözöljük ezt a helyet - Velkommen til denne plads - Vítejte na tomto místě - Bem-vindo a este espaço - Dobro došli na ovaj prostor - Benvinguts a aquest espai - Welkom om hierdie spasie

domingo, 27 de março de 2011

Mike Tyson, os pombos e o Benfica

Um exemplo da importância dos animais na vida das pessoas.  Mike Tyson depois de uma vida atribulada dedica-se aos pombos, actividade que acompanhava desde pequeno e que agora está a desenvolver. No meio disto tudo está também um Português, é verdade, estamos em todo o lado, mas o mais importante disto tudo é que o pombal do grande Mike Tyson tem azulejos do Glorioso, sim senhor, azulejos do Benfica.
Pode ver a reportagem completa aqui:Jornal de Noticias

sábado, 26 de março de 2011

Anilhas-2ª Parte, convém fazer melhor que na 1ª.

Amanhã vou anilhar uns Glosters, não sei se já fiz mal, é que nas primeiras que coloquei, coloquei-as cedo demais (se calhar não as coloquei cedo de mais, os pássaros é que se desenvolveram pouco) e a maioria das anilhas caiu, cair não devem ter caído, devem ter sido arrancadas pelos pais. Com o receio que acontecesse o mesmo, desta vez deixei passar mais 2 dias mas só hoje é me lembrei que da outra vez saíram porque os pais não alimentavam correctamente os filhotes e por isso cresceram pouco, os dias se calhar até eram os dias correctos, os pássaros é que estavam pequenos, agora  e por aquilo que vejo, os pássaros estão a ser alimentados correctamente vamos a ver se as anilhas vão entrar

2ª Volta

Vamos ver se nesta 2ª volta obtenho melhores resultados do que na 1ª, também para os obter não é preciso muito, com os resultados que tenho basta qualquer coisinha para ser melhor, mas eu penso que vai correr melhor.
Neste momento tenho 3 casais de Glosters com pássaros nascidos, 2 com 4 pássaros cada um e 1 com 4 mais 1 tirado de um casal Satiné que só tinha este pássaro mas não o estava a alimentar e quase de certeza que ia morrer e vamos ver se não morre mesmo assim porque já o mudei um bocado tarde, a minha esperança é que nestes casos de fêmeas novas que se deixam ficar em cima dos filho mas não lhes dão comida em vezes suficientes, é que na 2ª postura melhorem nesse aspecto, o contraste é muito grande até mesmo em relação a casais que estão a criar pela primeira vez, em que uns alimentam bem os filhotes e outros que quase não alimentam, um dos casais de Glosters é a primeira vez que estão a criar e no entanto dá gosto ver os dois em simultâneo a alimentarem os filhos, tal como nas pessoas, em

Sobrevivente

A mãe alem de lhe arrancar as penas também não lhe deu muita comida, como fez desde o inicio. A minha esperança é que na 2ª postura os alimentem melhor.

Só resta este

Da 1ª postura só resta este e ficou quase nu, o outro que mostrei no vídeo, já morreu. Como foram mal alimentados inicialmente, não se desenvolveram como seria normal , entretanto a fêmea começou outra postura e só um é que  tinha saído do ninho o outro ainda lá estava . Eu meti outro ninho para ver se a fêmea o utilizava e com a ideia que o macho desse comida à cria, só que a fêmea foi sempre pôr os ovos no  1º ninho apesar de eu meter os ovos falsos no 2º  e quando foi no 4º ovo a fêmea deve ter mandado a cria do ninho para fora porque apareceu morto no fundo da gaiola. Eu nem tinha interesse em que a fêmea iniciasse rapidamente outra postura só que também não tinha maneira de o impedir, como o filhote ainda não tinha saído do ninho tinha de lá ter sempre um.
Depois de a cria ter morrido, retirei os dois ninhos para ver se continuavam a alimentar o que sobreviveu, só que na ânsia de criar novamente, começaram a

segunda-feira, 21 de março de 2011

Primeiras crias de 2011


Os meus primeiros pássaros nascidos este ano. Este é o primeiro vídeo de uma série deles que penso fazer, foi feito um pouco "em cima do joelho", mas penso que tem a qualidade mínima para ser exibido.
Ontem nasceram os primeiros Glosters, amanhã devem nascer mais Glosters e Satinés.Espero que corra melhor do que tem corrido até agora.


* Pare o som do rádio para não sobrepor as musicas, depois volte a ligar a M80 e desfrute de grandes musicas.

domingo, 20 de março de 2011

2º ninho

Acabei por colocar outro ninho, já era uma grande confusão com ovos misturados com pássaros e com hipóteses de a fêmea começar a dar bicadas nos filhos por eles estarem a estorvar. Fiz eu o ninho, coloquei lá os ovos de plástico e fiquei à espera para ver, no bocado que lá estive a fêmea alternou entre os dois ninhos foi dando junto com o macho, comida aos filhos e o novo ninho que começou a ajeitar.
Entretanto aumentou o numero de ovos claros, foram só mais 4, eram só 4 e os 4 estavam claros, não sei os que é que estes gajos andam a fazer, pelos vistos nada, se são velhotes é porque são velhotes, se são novos é porque são novos, porra que assim é difícil.

2ª Etapa




Vamos ver como é que vai correr esta 2ª etapa, entre uns que até agora não fizeram nada. outros que estão a pôr e outros com postura completas e já no fim do choco, vamos lá ver se corre melhor do que na 1ª etapa. A partir de amanhã vão começar a nascer e vão ser apanhados na segunda fase do tratamento que estou a fazer, não sei se vai afectar ou não, mas também não posso interromper senão nunca vou chegar a conclusão nenhuma, vou deixar andar e vamos ver, só espero é não ter de ver o mesmo filme outra vez.

Dilema





Os dois sobreviventes cá se vão aguentando, um está um bocado mais atrasado do que o outro mas vão escapando. O problema agora é que a fêmea já começou a segunda postura e eu não sei o que hei-de fazer. Por esta altura já devia ter colocado o 2º ninho se eles já estivessem mais desenvolvidos, pelo dias que têm já deveriam estar maiores.

domingo, 13 de março de 2011

Começar a fazer qualquer coisa.

Face ao elevado número de pássaros mortos tive de começar a fazer qualquer coisa e quem acompanha aquilo que faço e escrevo provavelmente achará estranho eu não me ter "mexido" mais cedo. Não deixa de ser verdade, mas fiquei um bocado bloqueado, porque inicialmente atribui as mortes ao facto dos pais serem novos ou que poderiam não gostar da papa, etc, etc, só quando morreram os últimos 5, todos da mesma ninhada é que comecei a pensar melhor que já não podia ser só por isso e então hoje de manhã comecei a fazer o tratamento da coccidiose que me parece ser uma das causas prováveis sendo também apontada como uma possível causa pelos amigos Gonçalo Ferreira e Armindo Tavares que me enviaram as suas opiniões, as quais eu agradeço. Passo também a explicar porque estou mais inclinado para a coccidiose do que para as salmonelas. Parece quase caricato que eu numa mensagem recente recente escrito que tinha de fazer alguns ajustes naquilo que tenho vindo a fazer, entre eles, escrevi que para o futuro estava a pensar em reduzir os tratamentos feitos antes das criações, apesar de não ter entrado em exageros ,mas na óptica de que não vale a pena estarmos a tomar remédios agora a pensar que talvez iremos estar doentes mais tarde, não seria necessário fazer alguns tratamentos, escrevi também que sendo assim se as doenças aparecessem, cá estava para as combater, pois é, é que elas apareceram mesmo e neste momento estou a perder o combate,

sábado, 12 de março de 2011

Sobreviventes

Neste momento estou um bocado chateado, mais do que chateado, estou triste, muito mesmo, dos poucos pássaros que nasceram têm morrido quase todos, estes são os únicos sobreviventes, até agora já morreram 10 pássaros.
Não sei o que se passa e não estava nada à espera disto, não noto que os pais estejam com alguma doença e não consigo chegar a uma conclusão, morrem à fome porque os pais não lhes dão comida ou dão pouca. Quando morreram os primeiros, pensei que era porque naquele caso o casal era a primeira vez que estavam a criar e que talvez fosse por isso, entretanto aconteceu noutro casal que também era a primeira vez que criavam e reforcei a ideia que era pela mesma razão, só que entretanto aconteceu noutro casal que já cá estava do ano passado e que criaram sem problemas, portanto já não era aquilo que eu pensava e

terça-feira, 8 de março de 2011

Correções.

Nesta altura e ainda estamos no inicio, mas já dá, pelo menos do meu ponto de vista, para fazer uma mini análise daquilo que tenho feito. Nesse sentido penso que em algumas situações terei de fazer correcções, mas nem todas as correcções que faça podem eventualmente ser necessárias, o que para uns pode ser correcto, para outros poderá não ser, são só ideias minhas.
O ano passado criei só com dois casais de canários e só deixei fazer duas posturas, ao mesmo tempo tive exóticos e no ano anterior só tive exóticos. Apesar de ser tudo pássaros,é uma verdade, mas nem tudo o que serve para uma espécie pode ou não servir para outra, então nesse contexto e em situações futuras vou fazer o seguinte:

Alterar as gaiolas de criação, as mais antigas já eram mesmo para eliminar porque têm pouco espaço e as mais recentes, que fui eu que fiz, vou ter de as alterar, se der para alterar altero, se não der, vou ter de fazer outras, porque o facto de as gaiolas não terem condições para estarem divididas com uma grelha ao meio de modo a colocar o macho de um lado e a fêmea do outro na altura do acasalamento influenciou, do meu ponto de vista, a grande taxa de ovos claros. Conjugando o facto dos machos não terem um período de adapação ás fêmeas e as fêmeas estarem muito avançadas, houve fêmeas que fizeram o ninho em dois ou três dias e começaram o pôr logo de seguida, deu este resultado, as fêmeas a pôr e os machos ainda na fase de "pré aquecimento".
As gaiolas que fiz têm separador centra
l mas é para retirar e tornar a gaiola maior, ao todo tem 1 metro, ficou com 50 cm cada, posso sempre colocar um separador em rede e colocar o macho de um lado e a fêmea do outro mas depois fico sem gaiolas em numero suficiente par os pássaros todos e para dividir os 50 cm ao meio, ficam muito pequenas, devia-as ter feito com outras medidas. A quem diga que é a mesma coisa juntar o macho com a fêmea ou meter um de cada lado, que vai dar tudo no mesmo, que até costuma resultar, etc, etc,e já houve algumas pessoas que me disseram isso, mas na minha opinião e de muitos outros não é a mesma coisa.

Outra coisa que vou alterar, mas isso ainda este ano, que é a colocação das anilhas, como já referi anteriormente, este ano foi o primeiro que as coloquei e com medo que deixasse passar muito tempo e que não as conseguisse meter, acabei por as colocar cedo demais, na altura não sabia, mas agora já sei porque das 6 anilhas que coloquei só uma é que lá ficou, só hoje quando fui encontrar 2 pássaros mortos é que vi que dos 6 só 1 é que tinha anilha, ainda consegui meter em 2, mas no outro já não, não quis forçar e ficou sem anilha, portanto à que rectificar, nem oito nem oitenta.

Medicamentos, apesar de não encharcar os pássaros com tudo e mais alguma coisa, mesmo assim para a próxima vou fazer de outro modo e dar menos ainda, como alguns colegas já têm comentado, não tem lógica estar-mos a tomar remédios antes, a pensar na doença que poderá vir, então será basicamente a desparasitação e pouco mais, se as doenças aparecerem cá estamos para as combater.


Não vou usar um macho para mais d
e uma fêmea, como tenho fêmeas a mais estou a usar 2 machos para 4 fêmeas, destas fêmeas não é nenhuma que está a deixar os filhotes morrer, mas uma dessas fêmeas que está a chocar sem o macho e que vai criar os filhotes sozinha tem 5 ovos galados, se nascerem os 5 vai ser difícil para a fêmea alimentar todos e também mais difícil para os machos darem conta do recado. Não me tinha apercebido bem da colaboração dos machos na alimentação das crias e das fêmeas enquanto estão a chocar, por isso, para a próxima já não vai ser assim, independentemente do numero de fêmeas que possa ter a mais.

As primeiras baixas.

Hoje estranhei o piar dos pássaros novos ser tão baixinho e fui ver, fui ver e encontrei aquilo que não queria encontrar, dois estavam mortos, um num ninho que tinha quatro e outro num ninho que tinha dois, aparentemente morreram à fome.
Eu já tinha estranhado que eles tivessem sempre tão pouca comida no papo mas como vejo os pais a darem de comer não dei muita importância e pensei que por coincidência nas alturas em que eu via era a altura em que tinham o papo mais vazio, o que é certo é que já foram.
Vamos ver se os outros se safam, no ninho em que ficaram três que já estão granditos, pode ser que se safem, mas nos dois ninhos que têm um pássaro cada, esses provavelmente não vão escapar. Ora bem, então e o que é que está a acontecer? não faço ideia, o que têm em comum é o facto de serem casais que estão a criar pela primeira vez, será por isso? é que eles alimentam os filhotes, só que, penso eu,e m vezes insuficientes, será da papa? não sei, como não tenho cá mais nenhuma não posso experimentar, amanhã vou comprar outra e vou experimentar.
A papa que estou a usar este ano não é a mesma do ano passado, o ano passado comprava na loja a granel, como era vendida sem estar na embalagem original (estava dentro de baldes), eu não sabia nada sobre a sua composição, estava exposta ao ar e ficava mais seca, então este ano optei por comprar na Internet, porque por aqui as lojas não têm grande variedade, e escolhi uma papa que me pareceu adequada tendo em conta que não iria influenciar a coloração das aves, no caso de coloração optei por juntar o corante na papa . Como estou a dar corante (só durante uns dias) aos amarelos, ainda pensei que fosse por isso e que não comessem a papa, mas o outro casal são Brancos , a papa não tem corante e está a acontecer o mesmo. Coincidência ou não o que é certo é que com a papa antiga nem nos exóticos nem nos canários no ano passado, tive pássaros mortos.
Não me parece que os pais estejam doentes, pelo menos pelo pouco que percebo não vejo sinais de qualquer doença.
Para já não posso fazer mais nada, amanhã mudo de papa e logo se vê.

sábado, 5 de março de 2011

Já espreitam cá para fora.

É impressionante o crescimento dos pássaros, em poucos dias desenvolveram-se muito e já espreitam cá para fora. Hoje anilhei os brancos e terça vou anilhar os primeiros Satinés.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Os primeiros anilhados

Calhou a estes Amarelos a honra de serem os primeiros a ser anilhados, como referi anteriormente é a primeira vez que estou a fazer isto e foi um bocado a medo que coloquei as primeiras anilhas, sempre com o receio de magoar os animais, mas penso que correu bem. Usei adesivo para camuflar a cor das anilhas e como se pode ver numa das fotos as anilhas ficam quase da cor de pele. Coloquei as anilhas já de noite com a luz quase a desligar e espero que não haja rejeições.


Entretanto amanhã é a vez dos Brancos. As fêmeas que na primeira postura tiveram os ovos todos claros, já estão a iniciar uma nova postura, vamos ver se os machos se portam melhor desta vez.

quarta-feira, 2 de março de 2011

O que agora é, mais logo já não é


À dias dizia que as coisas até nem estavam a correr muito mal, mas depressa isto ficou desactualizado, a quantidade de ovos claros subiu drasticamente.
Para já e visto a época ainda estar no inicio, não vale a pena nem dá para fazer um balanço, isso fica para o final, este ano tenho tudo apontado ao pormenor e no fim faz-se as contas todas. No entanto penso que já encontrei os 3 motivos que ajudaram a que esta taxa seja tão alta e em situações futuras vou tentar corrigir isso.

Finalmente chegaram


Finalmente já tenho as anilhas, fui busca-las hoje, um dia mais cedo, agora é preciso é pássaros para as usar. Entretanto também cá tenho as anilhas que comprei na net, provavelmente já não vão ter uso, mas eu também não sabia quando é que as outras chegavam e em vez de não usar anilhas ia usar as da net até chegarem as outras, afinal acabaram por chegar na mesma altura.
Entretanto já experimentei numa anilha a aplicação de fita adesiva para ver como é que ficava. Fica com uma cor mais disfarçada, talvez haja menos hipóteses de rejeição e depois tira-se bem a fita adesiva. Como é a primeira vez que vou colocar anilhas não tive por isso casos de rejeição mas por aquilo que tenho lido é uma hipótese a considerar e por isso vale mais prevenir-me já