No post “ O que ando a ler “ publicado recentemente escrevi na altura sobre explicações e que por vezes quem explica, sem o fazer por mal, abrevia ou pode usar determinados termos que para quem tem menos conhecimentos é por vezes difícil de perceber.
Não foi minha intenção melindrar ninguém e em especial todos aqueles que de alguma forma me têm ajudado. Talvez tenha passado a imagem de “pobre e mal agradecido”, o que não corresponde á realidade.
Depois de publicado fiz algumas correcções aquilo que escrevi, mas fiz mal, devia ter deixado ficar como estava e fazer uma “adenda” a explicar melhor, como não o fiz na altura, estou a fazer agora.
Em geral só faço modificações aquilo que escrevo se detectar erros ortográficos, pontuações erradas (esta parte não é fácil), etc.
Tentei dizer que por vezes, e não me estou a meter de fora, quando se explica o quer que seja tanto verbalmente como por escrito, existe por vezes a tendência para se abreviar ou empregar termos que não estão ainda ao alcance de algumas pessoas. Eu próprio em áreas onde estou mais à vontade já procedi assim, o que me fez ter mais cuidado apesar de correr o risco de acontecer precisamente o contrário e pensarem que estou a fazer de parvinho a pessoa a quem estou a explicar.
Já me aconteceu, quando iniciei à alguns anos atrás a criação de peixes tropicais e comprei um livro tipo o ABC que seria precisamente dirigido a pessoas como eu que na altura não percebia nada, em que palavras como Ananbantideos, Labirinto, Betas, etc. não me diziam absolutamente nada, sabia o que era um Guppy e já era uma sorte.
Fui lendo o livro mas chegava a certas partes onde o autor se esquecera a quem o livro era dirigido e não conseguia passar para a frente porque ou abreviava as explicações ou eram empregues termos que ainda não estavam ao alcance de quem precisava do ABC, afinal era um livro para iniciados sem o ser.
As pessoas com quem tenho mantido contacto e me ajudam a entender uma série de coisas, tem-no feito de forma perceptível e não fiquei com duvidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário