domingo, 26 de abril de 2009
sábado, 25 de abril de 2009
Alteração nas instalações-1
Quando comecei com uma gaiola e depois comprei mais uma ou duas tinha colocado as gaiolas num determinado local, com o passar do tempo as coisas evoluiram e vou ter de fazer alterações, que básicamente são as seguintes:
- Passar gaiolas e tudo o resto referente aos pássaros para outra zona, no mesmo local mas concentrado só numa zona e não ter as coisas espalhadas por diversos locais.
- Já determinei o numero maximo de gaiolas a voadeiras a ter, baseado no espaço e no tempo que posso dispor.
- As alterações serão feitas lentamente e as gaiolas serão as ultimas coisas a ser mudadas.
- Tive de sacrificar uma zona que era destinada a outro dos meus passatempos, a Informática, mas também não fez muita diferença porque já não tinha muita utilidade, mantenho na mesma uma área reservada para esta actividade só que num espaço menor.
Stock de poleiros
Mandarim com problemas na muda da pena
Este pássaro esteve durante muito tempo com um problema na muda das penas em que sangrava nas asas e no rabo e as penas não cresciam. Não sei o que motivou isto porque só aconteceu a este, era para ir junto com outros que vendi mas como estava assim não foi e fiquei com ele á espera se o problema passava para mais tarde o vender juntamente com outros. Passaram alguns meses e após algumas desinfeções e muita paciencia o problema foi passando até que passou definitivamente, o pássaro já não parece o mesmo e depois tive pena de o vender e fiquei com ele, aliás é uma ela, toda branca e ficou uma ave linda.
Bengalins-Gaiola Nº 8
Como tenho alguns casais que começam a fazer outra postura por cima dos pássaros ainda pequenos ou quando os filhos estão quase a ser separados e quase sempre esses ovos estão galados, então aproveito alguns desses ovos e se tiver mais casais a pôr junto um ou dois desses ovos. A colocação desses ovos só e feita no caso de posturas com poucos ovos de modo a não sobrecarregar os pais. Aqui foi uma desssas situações em que juntei aos 5 ovos dos Bengalins, mais um ovo de Mandarim e correu tudo bem.
Bengalins-Gaiola Nº 7
Bengalins-Gaiola Nº 2
Como ocorreu uma situação que não estava prevista e tive de distribuir os ovos de um casal de Mandarins Gigantes por outras gaiolas que tivessem mais ou menos o mesmo tempo de choco, aqui juntei um desses ovos e nasceram três Bengalins e um Mandarim. Ainda por cima, a femea morreu quando os pássaros tinham poucos dias de vida, mas felizmente o macho tratou sempre deles.
domingo, 19 de abril de 2009
A bancada ficou mesmo como eu queria
Aproveitei umas portas de um movel velho para fazer as duas prateleiras da bancada. Fiz uma prateleira para colocar os jornais, revistas, publicidade,etc para forrar os tabuleiros, pendurei alguns acessórios de limpeza e coloqueio caixote do lixo por baixo e ficou como eu queria.
*** Com um fundo de gaiola forrado assim, até eu não me importava de ser pássaro, eheheeheh ***
Bancada
Como estava a utilizar a bancada das "engenhocas" para mudar o papel dos tabuleiros e outras coisas relacionadas com as aves e alem de sujar era incomodo porque tinha de estar sempre a retirar as coisas da bancada e depois tinha de as colocar lá novamente para dar andamento aquilo que estava a fazer, dicidi fazer outra bancada. Arranjei umas tábuas, serrei o menos possivel, a altura e o comprimento é o do comprimento das tábuas, só serrei para a largura.
Big Brother
De modo a conseguir ver o que se passa dentro da caixa do ninho sem que os pássaros se apercebam, liguei uma Webcam a um PC velhote mas que para este efeito serve perfeitamente, utilizei uma caixa maior de modo a ter mais distancia entre a lente e os pássaros. Fiz um furo na parte superior da caixa, meti um bocado de acrilico entre a Webcam e a caixa de modo a não sujar a lente e fiz alguns furos na parte de cima para entrar alguma claridade para conseguir captar boas imagens, funcionou mas as imagens não ficaram em condições de serem exibidas porque entrava pouca claridade e não quiz alterar nada enquanto não acabassem de criar os pássaros. Já alterei a caixa para a proxima postura, mesmo assim e sem gravar as imagens acompanhei em directo durante diversas vezes a vida das aves dentro do ninho.
Alterações na 1ª gaiola
Alterei a primeira gaiola que fiz, meti rede na parte superior, adaptei as caixas dos ninhos na parte frontal para ter melhor acesso, alterei a porta de modo a por uma banheira exterior. A Porta era de abrir e a banheira não cabia entre os comedouros, usei a mesma porta mas alterei e em vez de abrir para o lado passou a ser de correr.
Escadote
Precisei de qualquer coisa para poder subir e chegar ás gaiolas que estão na parte superior. Então fiz este escadote.
Feito com tábuas que arranjo no local de trabalho e parafusos que tive de comprar(nunca uso pregos, mesmo que eventualmente os arranjasse de borla não os usava, uso sempre parafusos), foi feito com as medidas adequadas ás minhas necessidades. Não tive grandes preocupações de "arquitectura", foi serrar, furar e aparafusar e não gastar muito tempo. Ficou bom e não está coxo, eheheheh.
sábado, 18 de abril de 2009
Caixa para os ovos
Desde que passei a fazer a troca dos ovos que pensei em arranjar "uma coisa como deve de ser". Comprei as caixas de plástico e aparafusei-as a uma placa de madeira que era um resto de uma secretária. Os numeros e as letras foram escritos em etiquetas autocolantes que me deram, o suporte para o acessório de verificar os ovos é uma caixa dos cotonetes também aparafusada á madeira. Na mesma madeira juntei também a pinça para retirar os ovos.Em cada compartimento meti uma porção de sementes.
A utilidade da publicidade
Subscrever:
Mensagens (Atom)