"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. "

( Charles Darwin )
Bem-vindo a este espaço - Welcome to this space - Bienvenue dans cet espace - Bienvenidos a este espacio - Willkommen zu diesem Raum -Bem-vindo a este espaço - Benvenuti in questo spazio - مرحبا بكم في هذا الفضاء - Ласкаво просимо на цьому просторі - Hoşgeldiniz bu alana - Bem-vindo a este espaço - Välkommen till detta utrymme - Dobrodošli v ta prostor - Добро пожаловать на этом пространстве - Bine aţi venit la acest spaţiu -Bem-vindo a este espaço - Zapraszamy do tego miejsca - Velkommen til dette rommet - 이 공간에 오신 것을 환영합니다 - ようこそ、この空間に -Bem-vindo a este espaço - Selamat datang di ruang ini - Üdvözöljük ezt a helyet - Velkommen til denne plads - Vítejte na tomto místě - Bem-vindo a este espaço - Dobro došli na ovaj prostor - Benvinguts a aquest espai - Welkom om hierdie spasie

sábado, 8 de maio de 2010

Comedouros automáticos



Desde alguns meses que passei a utilizar em quase todas as gaiolas comedouros automáticos, enquanto tive duas ou três gaiolas não era necessário, mas quando esse numero aumentou passei a utilizar este tipo de comedouros.
Como não tenho muito tempo livre e não quero deixar de ter pássaros foi esta a solução que encontrei, ao principio estava um bocado apreensivo com a adaptação dos pássaros a este novo comedouro, mas depois de um periodo experimental em duas gaiolas, não hesitei e coloquei em quase todas. Durante uns dias mantive o comedouro normal e sempre que podia estar ao pé deles retirava o normal e ia espreitando, no fim de semana retirei o comedouro normal durante mais tempo e quando vi na zona do comedouro automático cascas de sementes retirei então o comedouro normal.
Antes de comprar andei a ver os diversos modelos, não devo ter visto todos os que existem mas ao fim de fazer comparações entre quatro comprei dois e desses dois escolhi um, a escolha teve a ver com a adaptação nas gaiolas a capacidade e a robustês. Estes comedouros são de fácil colocação nas gaiolas e funcionais.
Este sistema resulta porque o pássaro retira a semente e recua para a descascar, as cascas ou caem para o tabuleiro ou ficam num espaço que existe entre a peça que está na gaiola para segurar o comedouro e o próprio comedouro. Eu optei por recortar um rectangulo do fundo do comedouro de modo a que essas cascas deslizem para o fundo da gaiola, porque senão fizer esse corte acaba por encher de cascas até ao cimo, o rectangulo que cortei já vem previamente demarcado, penso que a ideia será de quem quizer pode deixar estar ou cortar. No outro comedouro que testei isto não acontecia mas achei que era mais frágil e com mais hipotese de se estragar na zona onde o pássaro mete a cabeça para retirar as sementes

2 comentários:

  1. Seria possivel me enviar foto de como se monta este tipo de comedouro

    muito obrigada

    geninha68@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Olá Rui, peço desculpa de só agora responder mas tenho estado sem Net e com pouco tempo.
    Em relação aos comedouros, eles são muito faceis de montar, nas gaiolas que tem comedouros exteriores retira-se uma tampa de um desses comedouros e coloca-se no seu lugar a peça que nas fotos aparece separado do comedouro, é fixa com 2 peças de plástico que estão na mesma foto, coloca-se o poleiro pequeno que também já está incluido, coloca-se a uma altura em relação ao buraco grande (que é onde os pássaros vão meter a cabeça para comer)conforme o tamanho da ave de modo a que nem fique muito acima nem muito a baixo e dificultar que o pássaro meta a cabeça no buraco para retirar as sementes.O comedouro encaixa e desliza na peça que está fixa na gaiola. A unica alteração que faço é desmanchar o comedouro(retira-se a tampa e o comedouro desmancha-se)e cortar no interior um bocado de plástico no sitio onde as sementes caem de modo a que saiam mais sementes ou no caso dos canários que tem sementes maiores, que não entupa. Quando tiver um bocado tiro fotos de uma desmanchada e assinalo o local onde faço essa alteração.
    Estes comedouros funcionam muito bem, o pássaro retira a semente, recua para a descascar, a casca cai para o fundo da gaiola e não acumula cascas dentro do comedouro. De qualquer modo de vez em quando retiro os comedouros para verificar se tem cascas ou se estão entupidos, por vezes a junção de sementes maiores na saida pode povocar um entupimento e as sementes não cairem.
    Um abraço

    ResponderEliminar