"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. "

( Charles Darwin )
Bem-vindo a este espaço - Welcome to this space - Bienvenue dans cet espace - Bienvenidos a este espacio - Willkommen zu diesem Raum -Bem-vindo a este espaço - Benvenuti in questo spazio - مرحبا بكم في هذا الفضاء - Ласкаво просимо на цьому просторі - Hoşgeldiniz bu alana - Bem-vindo a este espaço - Välkommen till detta utrymme - Dobrodošli v ta prostor - Добро пожаловать на этом пространстве - Bine aţi venit la acest spaţiu -Bem-vindo a este espaço - Zapraszamy do tego miejsca - Velkommen til dette rommet - 이 공간에 오신 것을 환영합니다 - ようこそ、この空間に -Bem-vindo a este espaço - Selamat datang di ruang ini - Üdvözöljük ezt a helyet - Velkommen til denne plads - Vítejte na tomto místě - Bem-vindo a este espaço - Dobro došli na ovaj prostor - Benvinguts a aquest espai - Welkom om hierdie spasie

sábado, 2 de julho de 2011

Volto já (ou talvez não)

Vou fazer uma paragem na criação de pássaros.
Tentei arranjar soluções, adiei o máximo possível, mas já não dá para "esticar mais a corda" e vou ficar por aqui.
Não posso deixar que este "vicio" se sobreponha a outras coisas mais importantes, nem posso prejudicar a minha vida por causa dos pássaros nem posso prejudicar os pássaros por causa da minha vida.
As decisões não são fáceis e em decisões difíceis eu prolongo por muito tempo a decisão final, tentando sempre uma solução intermédia, neste e noutros casos não há soluções intermédias porque vai contra a minha maneira de fazer as coisas. 
Para mim não há meios termos para determinadas coisas (e já foram algumas ao longo da minha vida) ou estou lá e faço as coisa à minha maneira, com as condições que eu acho necessárias ou então simplesmente não estou lá nem faço nada. Talvez seja um defeito meu, mas em muitas (mesmo muitas) situações, é tudo ou nada.
Muitas das vezes quando tomamos decisões, não são aquelas que queremos mas sim aquelas que são obrigatórias, por mais que isso por vezes seja difícil de perceber por parte de algumas pessoas.
Nestes três anos de criação de pássaros e principalmente este ano só com os canários, aprendi muita coisa, para ser mais exacto, aprendi quase tudo. Aprendi algumas coisas com alguns erros que cometi, mas essencialmente aprendi muito com a colaboração de algumas pessoas, pessoas que não conheço pessoalmente mas que através deste meio e depois de diversas visitas que fiz ás suas "casas", quase se tornaram familiares.
Mais uma vez agradeço a todos aqueles que tanto directamente como indirectamente contribuíram e vão continuar a contribuir para a minha evolução nesta área.
Tem sido "engraçado" acompanhar a evolução que fui tendo no numero de pessoas que visitam este espaço, aquelas que visitam com assiduidade e acompanham aquilo que faço de uma forma muito amadora, em pequena escala e comparando com alguns, de uma forma muito artesanal, verificar a origem dessas visitas de diversos locais do mundo, verificar que no meu clube de entre os poucos associados que colocaram o endereço dos seus Sites/Blogues na página de links, este espaço se encontra numa posição de destaque em relação ao numero de acessos, enfim não estava à espera destes resultados e foi algo surpreendente e "engraçado".

Para ajudar à festa, este ano que era o ano mais a serio, também não correu bem e ficou muitíssimo longe daquilo que previ.
Com 12 casais formados, com mais de 100 ovos postos e pelos motivos já descritos anteriormente, só consegui tirar 12 pássaros.
Desses 12, 9 tiveram a minha ajuda para não ficarem para trás,desses 9, 6 tiveram uma ajuda intensa, desses 6, 3 ainda estão instáveis e 1 é um caso bicudo em que após 3 meses de ter nascido ainda não descasca as sementes e só come papa. Por um lado, podia ter deixado correr as coisas normalmente sem intervir e não tinha tido nem metade do trabalho, nem tinha gasto tanto tempo, mas por outro lado também não conseguia ficar ali sem fazer nada para os salvar. Se os 12 já não foi um resultado bom, criados deste modo, foi um resultado pior ainda.
Vou tentar continuar a acompanhar o trabalhos das mesma pessoas que tenho acompanhado até aqui, continuar a ler para adquirir mais conhecimentos, vou tentar fazer alguns melhoramentos no local onde tenho as gaiolas e claro, vou estar, pelo menos na AVIXIRA, há mais duas ou três que eu gostava de visitar e que são aqui mais perto, vamos ver.
Preciso de fazer algumas coisas que envolvem pinturas, pó e algum barulho e que ainda não fiz precisamente por ter cá os pássaros.
Se mais tarde regressar a criação de pássaros já está tudo pronto e não preciso de andar a retirar os pássaros para que possa fazer isso.
Este espaço vai ficar em aberto, se bem que pouco ou nada cá irei por, assim que os pássaros acabarem a muda da pena, irei colocar aqui as respectivas fotos para quem eventualmente estiver interessado na sua aquisição.
Do equipamento que tenho, que é pouco e algum feito por mim, por enquanto não me vou desfazer de nada, mais para a frente se verá.

Vou encarar isto numa perspectiva de um até já e não de um adeus, o que agora é, amanhã pode já não ser.
Agora tem de ser assim.
Um abraço a todos com os desejos de boas criações para quem ainda não terminou ou quem cria com outras espécies e bons  resultados nas exposições que se aproximam.


4 comentários:

  1. Olá,
    Caro João, eu sou um dos que habitualmente visito este espaço e louvo a sua postura frontal, sem nada esconder, aprendendo e ensinando e vice-versa.
    As contrariedades na ornitologia são uma constante tenha-se muita ou pouca experiência, por isso é que quando se começa devemos estar mentalizados para essas contrariedades.
    Não desista, definitivamente, deste hobby só porque as coisas não lhe têm corrido bem; melhores dias virão certamente.
    Despeço-me com um ATÉ JÁ, pois desejo que esse bichinho da criação se mantenha vivo e pessoas como você, francas e frontais fazem sempre bem à ornitologia.
    Com amizade, virtual, e saudações ornitófilas, sou ao dispor,
    Armindo Tavares

    ResponderEliminar
  2. Bom Dia
    Alex desejo a você que tenha sucesso nesta nova caminhada em sua vida. E uma pena que os pássaros perderam um grande amante pelas aves. Descanse um pouco e aprimore mais.
    Desejo a você sucesso e felicidade.
    Abraços
    Eugenio
    www.canarilsilva.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Olá Armindo,
    Pois é, nem sempre as coisas são como desejamos.Esta é uma actividade que eu gosto bastante e que tem sido um anti-stress dos melhores, mas e independentemente dos resultados deste ano não terem sido animadores, a razão principal prende-se com uma reestruturação que preciso fazer na minha vida e não posso deixar que este gosto pelos pássaros dificulte o que preciso por em prática. Não posso roubar mais tempo ao pouco que tenho para descansar e para quem como eu passa o dia a conduzir isso pode ser complicado tanto para mim como para os outros. Como já referi,gosto de ter os animais em boas condições, não sendo assim não os consigo ter.
    O que hoje é, amanhã pode já não ser, mas e para já não me parece ser fácil a mudança de cenário, vamos ver.
    Um Abraço,

    João Rodrigues

    ResponderEliminar
  4. Olá Eugénio,
    Como já expliquei ao amigo Armindo, vamos ver o que é que dá, mas para já tem de ser assim.
    Abraço,
    João Rodrigues

    ResponderEliminar