Este fim de semana instalei dois bebedouros automáticos para testar a receptividade dos pássaros e o balanço é francamente positivo. Além de ter feito uma marca no garrafão que utilizei, para ver se o nível da água descia também pude observar os pássaros a muito rapidamente dirigirem-se para o bebedouro e começarem a beber dele.Conforme já tive oportunidade de dizer, antes de ter comprado estes já tinha feito a experiência com outro muito parecido, só que este é melhor porque em vez de branco é amarelo e isso desperta mais a curiosidade dos pássaros, depois o outro tem um sistema de regulação, trás até uma chave para poder afinar o fluxo de agua, o problema é que tanto podemos deixar a correr gotas umas atrás das outras e molhar todo o fundo das gaiolas, como se apertarmos muito fica de modo a que por mais que os pássaros toquem na palheta irá sair pouca agua. Ora estes amarelos só deitam agua quando a palheta central é tocada, não inundam a gaiola e não acumula lixo no bebedouro, além que também e se calhar a razão principal é que os pássaros não passam sede e o criador tem muito menos trabalho.
Quando se tem tempo livre, se calhar não é necessário estes esquemas mas quando o tempo está contado e não se quer deixar as aves, é se calar uma opção a ter em conta.
O problema é se a água por qualquer motivo (por exemplo entupimento do cano abastecedor) não chega às gaiolas (Xau passarinhos. Tenho um amigo que tem esse sistema e uma vez não abriu a (vou chamar-lhe) torneira geral. Resultado o abastecimento efectuado a cento e muitos casais originou mais de 60 mortes à sede entre progenitores e filhotes.
ResponderEliminarBoa sorte.
Saudações ornitófilas.
Pois, é um risco que vou correr, mas penso que talvez não haja azar, vou por diretamente do reservatório para a tubagem sem qualquer torneira e fiz uma ferramenta para do exterior experimentar os bebedouros de vez em quando, claro que tudo isto pode falhar, mas também já tive pelo menos duas situações com os bebedouros que os pássaros só não morreram por sorte. Com a vida de Motorista não é nada fácil manter os pássaros e tenho de gerir muito bem o tempo porque senão não os posso ter ou teria de fazer como algumas pessoas que os têm mas para bem deles valia mais não os terem.
ResponderEliminarUm abraço.