"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. "

( Charles Darwin )
Bem-vindo a este espaço - Welcome to this space - Bienvenue dans cet espace - Bienvenidos a este espacio - Willkommen zu diesem Raum -Bem-vindo a este espaço - Benvenuti in questo spazio - مرحبا بكم في هذا الفضاء - Ласкаво просимо на цьому просторі - Hoşgeldiniz bu alana - Bem-vindo a este espaço - Välkommen till detta utrymme - Dobrodošli v ta prostor - Добро пожаловать на этом пространстве - Bine aţi venit la acest spaţiu -Bem-vindo a este espaço - Zapraszamy do tego miejsca - Velkommen til dette rommet - 이 공간에 오신 것을 환영합니다 - ようこそ、この空間に -Bem-vindo a este espaço - Selamat datang di ruang ini - Üdvözöljük ezt a helyet - Velkommen til denne plads - Vítejte na tomto místě - Bem-vindo a este espaço - Dobro došli na ovaj prostor - Benvinguts a aquest espai - Welkom om hierdie spasie

sábado, 26 de março de 2011

Só resta este

Da 1ª postura só resta este e ficou quase nu, o outro que mostrei no vídeo, já morreu. Como foram mal alimentados inicialmente, não se desenvolveram como seria normal , entretanto a fêmea começou outra postura e só um é que  tinha saído do ninho o outro ainda lá estava . Eu meti outro ninho para ver se a fêmea o utilizava e com a ideia que o macho desse comida à cria, só que a fêmea foi sempre pôr os ovos no  1º ninho apesar de eu meter os ovos falsos no 2º  e quando foi no 4º ovo a fêmea deve ter mandado a cria do ninho para fora porque apareceu morto no fundo da gaiola. Eu nem tinha interesse em que a fêmea iniciasse rapidamente outra postura só que também não tinha maneira de o impedir, como o filhote ainda não tinha saído do ninho tinha de lá ter sempre um.
Depois de a cria ter morrido, retirei os dois ninhos para ver se continuavam a alimentar o que sobreviveu, só que na ânsia de criar novamente, começaram a arrancar as penas à cria, entretanto pensei que se retirasse o macho podia ser quase a fêmea tratasse do filho mas talvez tenha feito ao contrário, talvez devesse ter tirado era a fêmea porque quando cheguei a casa o pássaro não tinha praticamente penas nenhumas, começava a estar ferido e tive de o retirar da gaiola. Pelos dias que tem, em condições normais, já comia sozinho mas como está atrasado isso ainda não acontece, já debica as sementes mas ainda não as consegue descascar. A solução que encontrei para evitar que morresse foi retira-lo da gaiola e estou a dar comida no bico, este fim de semana ainda se safa mas se entretanto não começar a descascar as sementes não sei como vai ser durante a semana. Coloquei um novo ninho aos pais, como não sei se fizesse eu o ninho e colocasse lá os ovos, se a fêmea pegava ou não no choco, optei por esta solução de colocar outro ninho que entretanto está quase pronto e os ovos que aproveitei vou mete-los debaixo de uma fêmea Satiné que está sozinha, eu assim que vi o que ia acontecer meti o ninho na Satiné, ela fez o ninho e começou logo a pôr, amanhã deve por o 4 ovo e substituo os ovos, como tenho rodado os ovos (como faço sempre) todos os dias de manhã e à noite não há problema e dá para aproveitar. Este que sobreviveu se começar a comer sozinho safa-se e entretanto as penas irão crescer novamente.

2 comentários:

  1. Olá João.
    1 - coloque o filhote só numa gaiola até ficar emplumado senão os outros canários vão-se entreter a tirar-lhe o resto das penas.
    2 - meta-lhe o pai de manhã para ficar com ele durante o dia e ao entardecer meta-o na femea. Faça isto até o filhote se safar sózinho.
    3 - Junte na papa que o passarito vai ter à disposição mistura demolhada, além da do comedouro normal, durante 2 ou 3 horas, assim ele habituar-se-á mais rápido a descascá-la.
    4 - Faça isto até ter a certeza que o pequenote já come sem ajuda.
    Saudações ornitófilas.

    ResponderEliminar
  2. Boas,
    Eu experimentei junta-lo alternadamente com o pai e com a mãe mas não resultou, os pais já não querem saber dele para nada e os dois dão-lhe bicadas, vai ter de ficar por conta dele, eu vou dando uma ajudinha mas a partir de amanhã já é dia de trabalho e a ajuda vai ser só de manhã e à noite. Ele bem tenta mas ainda não consegue descascar as sementes, pode ser que se aguente mais uns dias e que entretanto comece a descascar as sementes.
    Um abraço,
    João Rodrigues

    ResponderEliminar