"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. "

( Charles Darwin )
Bem-vindo a este espaço - Welcome to this space - Bienvenue dans cet espace - Bienvenidos a este espacio - Willkommen zu diesem Raum -Bem-vindo a este espaço - Benvenuti in questo spazio - مرحبا بكم في هذا الفضاء - Ласкаво просимо на цьому просторі - Hoşgeldiniz bu alana - Bem-vindo a este espaço - Välkommen till detta utrymme - Dobrodošli v ta prostor - Добро пожаловать на этом пространстве - Bine aţi venit la acest spaţiu -Bem-vindo a este espaço - Zapraszamy do tego miejsca - Velkommen til dette rommet - 이 공간에 오신 것을 환영합니다 - ようこそ、この空間に -Bem-vindo a este espaço - Selamat datang di ruang ini - Üdvözöljük ezt a helyet - Velkommen til denne plads - Vítejte na tomto místě - Bem-vindo a este espaço - Dobro došli na ovaj prostor - Benvinguts a aquest espai - Welkom om hierdie spasie

sábado, 12 de março de 2011

Sobreviventes

Neste momento estou um bocado chateado, mais do que chateado, estou triste, muito mesmo, dos poucos pássaros que nasceram têm morrido quase todos, estes são os únicos sobreviventes, até agora já morreram 10 pássaros.
Não sei o que se passa e não estava nada à espera disto, não noto que os pais estejam com alguma doença e não consigo chegar a uma conclusão, morrem à fome porque os pais não lhes dão comida ou dão pouca. Quando morreram os primeiros, pensei que era porque naquele caso o casal era a primeira vez que estavam a criar e que talvez fosse por isso, entretanto aconteceu noutro casal que também era a primeira vez que criavam e reforcei a ideia que era pela mesma razão, só que entretanto aconteceu noutro casal que já cá estava do ano passado e que criaram sem problemas, portanto já não era aquilo que eu pensava e inclinei-me para o lado da papa. Os crias morrem todas com o papo vazio, algumas, como foi o caso dos últimos 5 todos da mesma ninhada que só aguentaram até terem consumido o resto da gema, porque daí para a frente não receberam mais alimento, outros ainda viveram até 7º, 9º e o irmão destes dois da foto morreu já com 11 dias. Comecei a pensar que fosse da papa, apesar que não lhes dei a papa em cima da hora, comecei com antecedência a dar-lhes, portanto já estavam habituados, e eles comem-na, só que uns não dão aos filhotes e outros dão mas dão poucas vezes. A pensar que fosse da papa, a papa não terá problema nenhum, só que por qualquer motivo eles podem não gostar e por pensar assim comprei outra papa, só que não deu para ver a diferença porque entretanto morreram quase todos. Acabei por não retirar a papa, coloquei foi outro comedouro com a outra papa. O que me está a fazer confusão foi ter morrido o irmão destes dois, estava do mesmo tamanho deles , pensei que já não morria mais nenhum destes já mais crescidos mas enganei-me, mas porque é que aquele morreu e os irmão não? pelo menos por enquanto não, apesar de já estarem mais crescidos não quer dizer que não lhes aconteça o mesmo, mas se aquele que era do mesmo tamanho morreu à fome? porque é que os outros dois não morreram? isto está a fazer-me um bocado de confusão, será que morrem com o papo vazio mas que não seja por os pais não lhes dar comida ou dar pouca e sim porque exista outra causa que impeça os filhotes de comer, não sei, não consigo chegar a uma conclusão. O bocado que estive a observá-los vi os pais a comerem das duas papas e a darem aos filhotes diversas vezes, só que penso que deveriam dar mais ou dar mais vezes, o que morreu e que era do tamanho destes, tinha o papo completamente vazio, aparentemente, eu digo aparentemente porque desconheço se existe outra causa e esta parece-me a mais provável, morreu à fome assim como os outros.Esta é a papa que estou a dar, o ano passado, conforme já disse, não era esta que eu dava, mas penso que seja , assim como tantas outras, uma papa que está dentro do normal em termos de qualidade e comecei a dar-lhes com antecedência para se habituarem.
O curioso é que nos dois anos que criei Exóticos e neste ultimo já com alguns canários, não tive situações destas nem sequer parecidas e quando criei alguns canários à mais de 20 anos, em que tinha muito menos informação, muito menos cuidado em termos de higiene, alimentação, em que nunca dei nada de nada em termos de farmácia, nem sabia quais as doenças, nem o que era as salmonelas etc, etc, ou seja limitava-me a dar mistura rasca, água e fazia uma papa caseira aconselhado por um vizinho que criava alguns canários, que consistia simplesmente em juntar cenoura cozida com ovo cozido, misturar e triturar tudo com a varinha mágica e pronto estava feito. Guardava no frigorífico, retirava a quantidade necessária com antecedência e dava, com esta simplicidade toda tirei pássaros e nunca me aconteceu nada sequer parecido com isto, não me recordo se terão morrido muitos pássaros, mas se morreram, não foi nada perecido com aquilo que está a acontecer agora.
Não sei o que vou fazer se a estes que irão nascer proximamente, acontecer o mesmo, porque senão descobrir o que está a causar estas mortes, irá quase de certeza acontecer o mesmo, se isso acontecer provavelmente vou separa-los e parar, não vou estar para aqui a"fabricar" pássaros para os ver morrer em agonia, isto começa a complicar-me com o sistema nervoso e não vou continuar a assistir a isto. Faço as coisas com determinação e empenho e não desmoralizo assim ás primeiras, mas quando aparece uma situação que não é boa, que entretanto passa a má e que entretanto passa a muito má, então aí já se torna complicado, pelo menos para mim que tenho um modo muito pessoal de encarar e viver as coisas, não quer dizer que os outros não sejam tão sensíveis quanto eu, mas com mais tempo de actividade estão de certo modo mais preparados para estas situações e eu não estou ainda.
Vamos ver se estes dois se aguentam e quanto aos próximos não sei o que vou fazer ou o que vai acontecer.

5 comentários:

  1. Olá Alex, um abraço.

    Nunca é fácil perder aves, então quando são muitas, piora. Parece-me que efetivamente será algo que está a afetar todos os passarinhos, pelo que, o que fizeres deverá ser feito a todos. e pode ser muitas coisa, o germinado, salmonelas, ...etc. Eu começava a tratar do mais fácil, como as salmonelas ou o germinado, que não interfere com a criação, só depois se não resulta-se, para outras medidas. qq coisa, liga.

    Abraço e boa sorte.

    Gonçalo Ferreira

    ResponderEliminar
  2. Olá João,
    Sei o que é passar por isso. Pelo que escreve parece-me que anda por aí coccidiose tive esse mesmo problema conforme dei conhecimento no meu blogue e após ter feito um tratamento preventivo as coisas estão a correr bem mesmo assim ainda me morreram 8 canários.
    Boa sorte.
    Saudações ornitófilas.
    Armindo Tavares.

    ResponderEliminar
  3. Boas,
    Antes de mais agradeço o vosso interesse e ajuda na resolução deste problema. Hoje de manhã comecei a fazer o tratamento da coccidiose mesmo correndo o risco de afectar as duas crias existentes, mas não fazer nada é pior. Eu nunca dei ainda germinado precisamente com receio de o fazer mal e arranjar problemas, por isso e conforme vou descrever no post seguinte estou inclinado para a coccidiose apesar dos meus conhecimentos serem muito ligeiros.
    Eu realmente li aquilo que o amigo Armindo escreveu, só que de principio pensei que fosse o facto dos primeiros casos serem de casais que estão a criar pela primeira vez e não me inclinei muito para esse lado, apesar de ambos os casos serem idênticos.
    Um abraço aos dois e votos de boas criações.

    ResponderEliminar
  4. Olá João, essa era outra hipótese, talvez a mais certa... porque alguns morram já com idade adiantada.

    Que resulte essa solução, mesmo correndo esse risco.

    Abraço e tudo a correr pelo melhor.

    Gonçalo Ferreira

    ResponderEliminar
  5. Boas,
    Vamos ver,espero bem que resulte. É que também fui um bocado apanhado na minha inexperiência, porque a meu ver os pássaros que estivessem doentes teriam de ter sintomas mais fortes e visíveis e daí ter deixado avançar mais do que devia.
    Um abraço,
    João Rodrigues

    ResponderEliminar