"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. "

( Charles Darwin )
Bem-vindo a este espaço - Welcome to this space - Bienvenue dans cet espace - Bienvenidos a este espacio - Willkommen zu diesem Raum -Bem-vindo a este espaço - Benvenuti in questo spazio - مرحبا بكم في هذا الفضاء - Ласкаво просимо на цьому просторі - Hoşgeldiniz bu alana - Bem-vindo a este espaço - Välkommen till detta utrymme - Dobrodošli v ta prostor - Добро пожаловать на этом пространстве - Bine aţi venit la acest spaţiu -Bem-vindo a este espaço - Zapraszamy do tego miejsca - Velkommen til dette rommet - 이 공간에 오신 것을 환영합니다 - ようこそ、この空間に -Bem-vindo a este espaço - Selamat datang di ruang ini - Üdvözöljük ezt a helyet - Velkommen til denne plads - Vítejte na tomto místě - Bem-vindo a este espaço - Dobro došli na ovaj prostor - Benvinguts a aquest espai - Welkom om hierdie spasie

domingo, 12 de junho de 2011

Gloster Fancy = Tarefa dificil

Sei que não vai ser fácil  aquilo que me espera na criação dos Glosters.
De inicio, pelo menos comigo foi assim, houve uma tendência para ficar com muitos pássaros e ou porque não damos a devida importância e ou porque simplesmente não temos conhecimentos, não existe o cuidado que devíamos ter em relação à qualidade e quando damos por isso temos alguns pássaros mas acaba-se por ter "poucos pássaros".
No meu caso, como já referi, além dessa tendência, também aconteceu o querer "ter todos" e com pouquíssimos pássaros acabei por juntar aqui 5 raças.
Quando comecei com os canários a ideia base era simplesmente criar pássaros, com tendência para criar muitos e com muitas raças. Com o passar do tempo, e não foi preciso muito, acabei por ver que era errado, não era a linha ideal para começar a ter alguma qualidade e ainda mais para mim que como já expliquei tenho pouco tempo livre.



Nalgumas deslocações que fiz durante este ano para comprar pássaros, comecei a ver com interesse algumas medalhas e os diplomas de participação nas diversas exposições em que esses criadores participaram, mas o que achei mais interessante foi o facto de alguns terem instalações reduzidas e poucos pássaros, com um numero reduzido de pássaros mas com determinação e com o tempo conseguiram ter boas pontuações e serem premiados.
Não quer dizer que quem tenha mais não tenha mais hipóteses mas ter poucos também não tem necessariamente de sinonimo de insucesso.
Isto tudo para dizer o quê? para dizer que comecei a pensar que um dia será possível eu expor, porque não? não ter receio nem vergonha e expor (a). Mas para isso tenho de ter os "mínimos", porque neste momento penso que já tenho uma noção do que são esses "mínimos".

Teria sido mais fácil  em vez dos Glosters, ter escolhido os Amarelos tal como escolhi os Brancos que não têm tantas combinações nos acasalamentos mas tal como os pássaros Brancos nos canários de cor sempre me fascinaram, o Gloster nos canários de porte  é o que mais me fascina e daí a escolha.
Uma das grandes dificuldades que tenho , não só em relação ao Gloster, mas também noutras raças é diferenciar e reconhecer as diversas mutações, chego a pensar que será vergonhoso eu um dia querer expor e não saber em que classe é que os pássaros são inscritos, se calhar não seria o primeiro nem o ultimo.
A ideia é colher o máximo de informação e melhorar este e outros aspectos na criação do Gloster Fancy, em relação aos Brancos, como é uma "matéria" aparentemente mais fácil, já estou um bocado mais confiante.

(a) por vezes não será fácil para quem está um bocado "cru" mostrar "fora de casa" aquilo que está a fazer ou pelo menos a tentar fazer, porque existem alguns, felizmente poucos,  elementos de uma espécie que eu penso deve ser já rara que é os "bota abaixo", que perante a inexperiência  preferem uma atitude destrutiva em vez de construtiva, vejo isso de vez em quando nalguns fóruns, onde por isso e por enquanto tenho somente um papel de observador, mais tarde talvez aborde este assunto.
Uma coisa é certa, aqui não há censura.

Sem comentários:

Enviar um comentário