"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. "

( Charles Darwin )
Bem-vindo a este espaço - Welcome to this space - Bienvenue dans cet espace - Bienvenidos a este espacio - Willkommen zu diesem Raum -Bem-vindo a este espaço - Benvenuti in questo spazio - مرحبا بكم في هذا الفضاء - Ласкаво просимо на цьому просторі - Hoşgeldiniz bu alana - Bem-vindo a este espaço - Välkommen till detta utrymme - Dobrodošli v ta prostor - Добро пожаловать на этом пространстве - Bine aţi venit la acest spaţiu -Bem-vindo a este espaço - Zapraszamy do tego miejsca - Velkommen til dette rommet - 이 공간에 오신 것을 환영합니다 - ようこそ、この空間に -Bem-vindo a este espaço - Selamat datang di ruang ini - Üdvözöljük ezt a helyet - Velkommen til denne plads - Vítejte na tomto místě - Bem-vindo a este espaço - Dobro došli na ovaj prostor - Benvinguts a aquest espai - Welkom om hierdie spasie

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Balanço de 2010


O ano passado correu-me bem e atingi os objectivos a que me tinha proposto. Foi um ano de transição em que após dois anos de me ter iniciado na criação de pássaros com os exóticos passei para os canários. Foi uma decisão difícil porque eu gosto deles todos e se pudesse tinha ficado com os canários e os exóticos, mas não dava, pelo tempo disponível, pelo espaço que disponho, enfim uma série de coisas que não iria dar resultado, ou pelo menos o resultado à minha maneira. O facto de serem aves que criam em épocas diferentes até encaixava bem e até nem precisava de mais gaiolas, mas desde a iluminação artificial que uso para auxiliar a luz natural que entra pela janela, ser benéfica em determinada altura para uns, mas ser prejudicial para outros e depois não ter voadeiras para todos ou ter de misturar tudo, fez com inviabilizasse a sua criação em conjunto.
Criei poucos canários porque alem de ter só três casais também só deixei fazer duas posturas, para que pudesse ter tempo para mudar a disposição das gaiolas e outras coisas dentro do espaço que tenho, com a falta de tempo e com a minha maneira de fazer as coisas, equivale a gastar no mínimo o dobro do tempo que talvez em termos normais precisaria, mas tudo bem, também a ideia não era criar montes de pássaros mas essencialmente para ir aprendendo e também não interessa criar muitos porque depois torna-se difícil a seu escoamento . A esse respeito tenho até alguns casos engraçados de pessoas que no meu ver ou estão a fim de gozar ou são muito tótós. Tive algumas situações de pessoas que me perguntavam se eu entregava um Mandarim na Amadora ou Cascais, etc, etc, como é que é possível que alguém que tenha os "minimos" pense que eu vá de Alverca a qualquer desses locais para levar um Mandarim, quando toda a gente sabe o seu valor, na loja ao pé de casa são vendidos ao dobro ou ao triplo do preço e pensam que pelos valores praticados por quem os cria ainda tem de ser entregue em casa embrulhado e com um lacinho, e ainda há aqueles que dão toques para o vendedor lhes ligar não querendo ver que pelo valor do pássaro se o vendedor fizer uma ou duas chamadas do telemóvel já o pássaro fica de borla, se o for entregar ainda vai ter de meter dinheiro do seu bolso, enfim aparece de tudo, aqueles que ao fim de montes de tempo de empata em que não vendemos o pássaro a uma pessoa porque estamos a negociar com outra e não queremos ficar mal no "filme" e depois não dá em nada, aliás em relação a isso fiz alterações, não estou uma ou duas semanas em conversações, isso acabou, só guardo pássaros depois de a pessoa o pedir para guardar (mesmo assim à sempre aqueles que nunca aparecem), durante as conversações o que primeiro comprar é o primeiro que leva senão á conta disto chega-se ao fim e temos cá os pássaros todos. Em relação ás lojas nem vale a pena falar, querem quase de borla e ainda que vamos vender ao balcão e levar a casa dos clientes com lucro de no minimo 50% sem trabalho nenhum é como ser transportador (não camionista) a trabalhar subcontratado para outro transportador (chulo). Por sua vez a maioria das pessoas que compra principalmente nas lojas não quer um produto especifico, quer é um pássaro para cantar que seja barato que também é em muitas situações para estar na varanda no inverno ao frio e de verão muitas das vezes á chapa do sol, com os bebedouros cheios de limos e práticamente a "pão e água" a vida toda, também à excepções mas pelo que tenho visto uma grande parte deles estão maltratados e tenho grandes dificuldades em vender pássaros a pessoas que me deixam antever que provavelmente isso irá acontecer.
Em relação à aprendizagem, fiz, penso eu, um caminho sempre a direito, aprendi muita coisa que desconhecia, aprendi a observar melhor os pássaros e os seus comportamento, aprendi muito sobre as suas doenças, aprendi a olhar de outro modo para as suas fezes e fazer uma análise à saúde do animal e enfim aprendi de um modo geral muito sobre as diversas mutações o que se deve ou não juntar, etc, etc., igualmente tive progressos a nível de conhecimentos sobre a alimentação, o que dar, o que evitar,os excessos, as papas, etc.
Sendo assim com este adquirir de conhecimentos, com os pássaros praticamente sem doenças, sem piolhos ou outras coisas do género e num universo de quase duzentos pássaros com um nível de baixas quase a zero, só posso dizer que correu bem. Vamos ver como vai ser o 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário