"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. "

( Charles Darwin )
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sábado, 29 de janeiro de 2011

Construção do "Estúdio fotográfico"





Como já referi anteriormente utilizei uma gaiola com o tabuleiro a sair pela lateral o que não dá jeito nenhum se estiver encostada a outra gaiola. Comecei por cortar a parte frontal com a dimensão de um vidro que cá tinha, coloquei o vidro e estava bom de ver que não ia dar resultado, mas só depois de ter cortado a gaiola e colocado o vidro é que confirmei isso mesmo, os reflexos eram mais que muitos e não deu em nada. Bom, então como a gaiola já estava "destruida", tinha de pensar noutra maneira de fazer aquilo que queria e aproveitar a gaiola. Nesse sentido, pensei e fiz com restos de rede de malha de 19 mm, uma extensão em forma de túnel para aplicar na gaiola, com o comprimento suficiente para colocar a máquina fotográfica mais ou menos perto do pássaro conforme a situação e aquilo que eu queria. Antes de aplicar a extensão na gaiola, protegi com mangueira que era dos aquários que já tive, cortei a mangueira para a abrir e cobri todos os locais onde tinha cortado arames, quer da gaiola, quer da extensão, ainda comecei por usar uma lima mas além de perder muito tempo não estava a ficar bom e havia sempre o perigo de o pássaro se picar, protegi também a parte frontal da extensão para eu não ter nenhum encontro imediato com algum arame.
Usei abraçadeiras de plástico para juntar a extensão à gaiola, além de ser mais rápido, no caso de ser preciso desmanchar também é mais fácil, a alternativa era cozer tudo com arame fininho mas isso ia demorar muito tempo e nos meus "projectos" não pode haver derrapagens, eheh. As abraçadeiras de plástico depois de cortadas com o alicate foram todas cortadas com um xacto no sitio do corte do alicate, para que ficasse um corte á face do terminal da braçadeira, é que estas abraçadeiras ao serem cortadas com o alicate deixam o plástico espalmado e com uma aresta muito viva, se tivermos o azar de por lá passarmos com a pele não dará bom resultado.
Como também já tinha referido anteriormente, usei para iluminar, uma tampa que era de um aquário. Usei para fazer o poleiro uns restos de poleiros, eu não não gosto de usar poleiros de plástico porque os pássaros, na minha ideia, fazem um esforço maior para se segurarem, usei um resto de madeira para fazer a base do poleiro e pronto já está. A madeira da base é grande e grossa o que deu jeito para fazer peso no fundo da gaiola para que não tombasse com o peso da extensão, coloquei a grade por cima da base do poleiro para os pássaros não embaterem nas esquinas da madeira, se não desse para meter a grade do fundo, então arredondava as esquinas. Na fixação do poleiro á base parece quase que estou a segurar um poste dos telefones, ehehe, mas como estava um bocadinho torto tive de o deixar assim enquanto a cola secava. O separador de rede que coloquei á frente onde coloco a máquina fotográfica, é de encaixe e conforme seja preciso posso deslocar para mais ou menos perto do pássaro, como a malha da rede é larga não foi preciso cortar nada, a objectiva da máquina encosta ao buraco da rede e não se fica a ver os arames.
No canto inferior direito ou esquerdo vou cortar um quadrado da cartolina para poder colocar no mesmo espaço uma chapa de acrílico onde vou apontar o numero da anilha do pássaro. cada vez que troco de pássaro, troco de numero, isto vai servir para ao tirar as fotos e para aproveitar uma melhor, tenho de tirar várias, como há pássaros iguais ou muito parecidos, depois ao passar as fotos para o computador para as editar se não tiver um numero fico sem saber a quantas ando.
Este numero depois não se vai ver porque eu edito as fotos e corto-as todas do mesmo tamanho e esse numero fica de fora, mas fico sempre com os originais guardados para nunca me perder, as fotos editadas coloco-as noutra pasta.
Quando aparecer mais o sol vou tirar algumas fotos no exterior e penso que vou conseguir que pelo menos a cor de fundo fique mais nítida, porque no interior e com a luz a cor de fundo fica um bocadinho de grão. A luz tem de estar mesmo por cima, porque se houver luz lateral vai fazer com que apareça as sombras dos arames da gaiola no fundo de cartolina, se for no exterior é a mesma coisa, tenho de ter atenção à direcção do sol, mas isso já tinha de ter por causa da focagem da máquina. Agora é só disparar com fartura e está a andar.


Obs. As pontuações nunca foram o meu forte e quase de certeza que este e todos os outros textos não estejam com as pontuações correctas e a escrita conforme o acordo ortográfico também não estou a usar porque continuo sem perceber como é que alguém achou que se consegue entender melhor o sentido de diversas palavras deste modo, mas isto é só uma opinião pessoal, pode até ser que alguém me consiga explicar as vantagens de modo a que eu perceba e até mude de opinião, pelo menos e para já vou ficando assim.

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