"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. "

( Charles Darwin )
Bem-vindo a este espaço - Welcome to this space - Bienvenue dans cet espace - Bienvenidos a este espacio - Willkommen zu diesem Raum -Bem-vindo a este espaço - Benvenuti in questo spazio - مرحبا بكم في هذا الفضاء - Ласкаво просимо на цьому просторі - Hoşgeldiniz bu alana - Bem-vindo a este espaço - Välkommen till detta utrymme - Dobrodošli v ta prostor - Добро пожаловать на этом пространстве - Bine aţi venit la acest spaţiu -Bem-vindo a este espaço - Zapraszamy do tego miejsca - Velkommen til dette rommet - 이 공간에 오신 것을 환영합니다 - ようこそ、この空間に -Bem-vindo a este espaço - Selamat datang di ruang ini - Üdvözöljük ezt a helyet - Velkommen til denne plads - Vítejte na tomto místě - Bem-vindo a este espaço - Dobro došli na ovaj prostor - Benvinguts a aquest espai - Welkom om hierdie spasie

domingo, 16 de janeiro de 2011

Protótipo daquilo que talvez venha a ser um "estúdio fotográfico"-2ª tentativa





Já há algum tempo que ando aqui ás voltas com o objectivo de fazer uma coisa que me permita tirar fotos sem ser através das redes, que não dê muito trabalho a fazer e que acima de tudo não implique gastar muito dinheiro. Nesse sentido fiz há tempos atrás uma espécie de "estúdio fotográfico" que não era mais do que uma caixa de plástico onde fiz cortes e aberturas, com um poleiro, etc, etc, onde colocava o pássaro e tirava as fotos, ainda tirei algumas. O que acontece é que a caixa não era muito comprida e a distância que ia do buraco onde colocava a máquina até ao pássaro era uma distância curta, o que fazia com muitas das fotos ficassem desfocadas e com pouca qualidade, se bem que nunca poderei ter uma qualidade excelente porque a máquina também não o permite, mas pode ser melhorado. Nesta perspectiva comecei a idealizar outro "estúdio fotográfico" , utilizei então uma gaiola das que cá tinha, daquelas que o tabuleiro sai para os lados, o que não dá jeito nenhum se estiver colocada encostada ás outras. Comecei por cortar a parte frontal, nesse sítio coloquei um vidro e fiz em rede um patim para colocar a máquina, resultado, negativo, o vidro fazia reflexo e não deu resultado, o patim também era curto e a máquina fica muito próxima da ave, bom então segunda tentativa, retirei o vidro e fiz um túnel quadrado em rede que apliquei na frente da gaiola. Esse túnel é mais comprido do que o patim que tinha feito anteriormente de modo a que possa procurar a distancia correcta entre a máquina e o pássaro, para isso fiz também em rede uma "parede" de encaixe que é colocada mais à frente ou mais atrás de modo a que a máquina fotográfica fique na distancia correcta e fique bem focado, por cima coloquei um suporte com luz que era de um aquário e antes de estar pronto experimentei, claro que como já referi , isto é só o prototipo, por exemplo, o papel de fundo não é o mais bonito, mas paciência era o que tinha cá, o poleiro não vai ser este, vai ser um que irei fazer e que vem de baixo de modo que possa colocar por trás e do lado de dentro da gaiola as cartolinas das diversas cores conforme as cores dos pássaros, ou seja ainda está numa fase de construção. Usei primeiro a câmara web ligada ao computador mas as fotos ficam pequenas e não tive tempo para ver se dá para alterar o tamanho.
Quando acabar espero que o resultado seja satisfatório e irei colocar as fotos de todos os pássaros, para já ficam aqui estas duas de um dos meus pássaros.

4 comentários:

  1. Olá companheiro,
    Fico com curiosade de ver o trabalho final pois as fotos dos, aliás belíssimos, poupa alemão estão bem boas.
    Saudações ornitófilas.

    ResponderEliminar
  2. Olá Armindo,
    Penso que estou no bom caminho e quase de certeza que o resultado final vai ser bom, ou pelo menos muito perto do bom. O design da engenhoca não será o mais bonito, eu até fazia uma coisa mais apresentável, mas isso ia demorar mais tempo e como sou complicadinho com as perfeições ainda iria ser pior e já não iria conseguir tirar as fotos antes de os juntar.Por isso teve de ser uma coisa rápida e eficaz.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Olá João

    Gostaria de deixar uma pequena sugestão para o estudio fotográfico. Julgo que seria bom fazer as fotos sem que se veja a grade atrás da ave. E insista na Ópera, se gosta e ler, veja primeiro a história de cada uma e depois experimente ouvir somente alguns trechos, ou então se puder, faça uma incursão na realidade e vá ver uma ao vivo, cfreio que mudaria de opinião.
    De resto, parabens pelo blogue e boa sorte para a épocad e reprodução.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Carlos
    Em relação ás grades ficarem à vista eu já tinha pensado nisso,quem me conhece sabe que aquilo não é um produto final com a minha assinatura, por isso está perdoado, eheh, estou a brincar. Agora a sério, só que como aquilo era só uma primeira experiência e como o poleiro que utilizei era um de enfiar nas grades (também a titulo experimental)e para não estragar a cartolina que teria de fazer um furo para encaixar no poleiro, optei então por colocar por trás das grades só para ter uma ideia de como o pássaro ficaria enquadrado. Entretanto já acabei e depois pode ver o resultado final, não será um resultado 100% positivo mas penso que aceitável, a máquina não é das melhores e falta uma "afinações" na luminosidade, penso que as que irei tirar ao ar livre irão ficar melhores.
    Em relação à opera, pode ser que sim, mas ás primeiras impressões não sei se vai. Bem mas com o passar dos anos as coisas vão mudando e os nossos gostos também, pode ser que sim. Também gostei do seu blog, entre outras coisas tem lá boas fotos com bonitos pássaros.Boa sorte também para si para a época que se aproxima.

    Abraços

    ResponderEliminar