"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. "

( Charles Darwin )
Bem-vindo a este espaço - Welcome to this space - Bienvenue dans cet espace - Bienvenidos a este espacio - Willkommen zu diesem Raum -Bem-vindo a este espaço - Benvenuti in questo spazio - مرحبا بكم في هذا الفضاء - Ласкаво просимо на цьому просторі - Hoşgeldiniz bu alana - Bem-vindo a este espaço - Välkommen till detta utrymme - Dobrodošli v ta prostor - Добро пожаловать на этом пространстве - Bine aţi venit la acest spaţiu -Bem-vindo a este espaço - Zapraszamy do tego miejsca - Velkommen til dette rommet - 이 공간에 오신 것을 환영합니다 - ようこそ、この空間に -Bem-vindo a este espaço - Selamat datang di ruang ini - Üdvözöljük ezt a helyet - Velkommen til denne plads - Vítejte na tomto místě - Bem-vindo a este espaço - Dobro došli na ovaj prostor - Benvinguts a aquest espai - Welkom om hierdie spasie

domingo, 3 de abril de 2011

Mais um que foi.

Depois de ontem durante o dia ter visto os pássaros a alimentarem os filhos diversas vezes e, conforme escrevi aqui, à noite quando lá fui estavam todos com o papo vazio, acabou por acontecer aquilo que já estava à espera, morreu mais um, o outro que lá ficou vai pelo mesmo caminho e no outro ninho vai acontecer o mesmo. Ontem à noite ainda dei mais uma hora de luz para ver se naquele espaço de tempo os pais os alimentavam, mas não sei se alimentaram ou não, o que é certo é que morreu outro e os que restam têm quase metade do tamanho que já tiveram e vai tudo embora.
Não vale a pena andar a trocar de papa porque o problema não está na papa, o que é esquisito é que pela quantidade de vezes que ontem eu vi as crias a serem alimentadas não justifica que ao fim de tão pouco tempo quando lá voltei, que estivessem com o papo completamente vazio, o ano passado os pássaros estavam sempre com o papo cheio e os Mandarins ficavam com o papo que mais parecia que ia rebentar, eu não estou sempre ao pé dos pássaros mas o tempo que lá estou vejo os pais a alimenta-las diversas vezes o que para mim não justifica que andem sempre com o papo vazio, eu também não sei se e apesar de ver diversas vezes as crias a serem alimentadas se não deveria ser mais vezes e também não sei se as alimentam diversas vezes mas se dão pouco alimento.
Vou fazer outra tentativa e apesar de ter feito o tratamento das salmonelas antes de juntar os pássaros, mas de qualquer modo vou repetir, o que é curioso é que já estive em locais onde se criam pássaros, onde uns estão impecáveis, bem arejados, etc, mas também já estive noutros onde a porcaria quase chega ao meio das gaiolas, bebedouros cheios de limos e por aí fora, outros fechados sem arejamento praticamente nenhum e no entanto é sempre a "bombar", aqui não tenho nada disso, nos anos anteriores até tinha menos arejamento do que tenho agora ( ainda é para alterar para melhor), cheguei a ter de trocar ás 2 e 3 vezes os ninhos dos Mandarins porque com a humidade e as caixas fechadas ficava lá uma chafurdice que parecia que os pássaros iam apodrecer, no entanto não havia quase mortes nenhumas e era aos 5 e 6 de cada vez, até nos Diamantes de Gould que foi a primeira vez, consegui tirar pássaros á primeira. Esta questão da humidade a par do gosto que já tinha desde muito novo pelos canários foram duas das principais razões que me levaram a mudar dos Exóticos para os Canários, que saudades que tenho dessa altura. Além de gostar de todos os pássaros tenho um gosto especial pelos Canários, pelos Exóticos e pelos Rosicolors.
Vou fazer este tratamento, entretanto amanhã vão nascer outros e vou ver o andamento, se continuar tudo igual vou separa-los e parar, não vou continuar a assistir a este filme, isto é quase como uma situação que já me aconteceu num camião que eu tive, em que o motor partiu-se todo, eu na altura optei por mandar reparar, os mecânicos repararam o motor e de seguida partiu-se novamente, e porquê? porque simplesmente repararam tudo mas não eliminaram a causa e aqui acontece o mesmo enquanto não descobrir a causa vai continuar sempre a a acontecer o mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário