"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. "

( Charles Darwin )
Bem-vindo a este espaço - Welcome to this space - Bienvenue dans cet espace - Bienvenidos a este espacio - Willkommen zu diesem Raum -Bem-vindo a este espaço - Benvenuti in questo spazio - مرحبا بكم في هذا الفضاء - Ласкаво просимо на цьому просторі - Hoşgeldiniz bu alana - Bem-vindo a este espaço - Välkommen till detta utrymme - Dobrodošli v ta prostor - Добро пожаловать на этом пространстве - Bine aţi venit la acest spaţiu -Bem-vindo a este espaço - Zapraszamy do tego miejsca - Velkommen til dette rommet - 이 공간에 오신 것을 환영합니다 - ようこそ、この空間に -Bem-vindo a este espaço - Selamat datang di ruang ini - Üdvözöljük ezt a helyet - Velkommen til denne plads - Vítejte na tomto místě - Bem-vindo a este espaço - Dobro došli na ovaj prostor - Benvinguts a aquest espai - Welkom om hierdie spasie

domingo, 29 de maio de 2011

A culpa será deles?

Já tenho lido e ouvido por aí algumas relatos a respeito de animais que entram nos canaris e causam estragos.
Quer o canaril seja exterior ou interior, existe de vez em quando situações em que outros animais entram dentro das instalações e provocam estragos, muita das vezes com a morte dos pássaros.

O problema é que muita das vezes isso também acaba por ser a morte do invasor. Não querendo pôr nos pratos da balança ou achar que um animal merece mais ou menos do que outro, não deixa de me fazer mais impressão quando isso acontece com animais mais próximos de nós, como o caso dos cães e dos gatos, no caso destes dois, geralmente é o gato que ataca mais .


Muita das vezes os proprietários dos animais atacados e que em alguns casos também são os proprietários dos animais atacantes, não hesitam e acabam por matar o animal atacante, ora isto além de não servir de nada em termos positivos, acaba por ser um descarregar em cima do animal atacante que simplesmente seguiu o seu instinto de animal, o instinto que a natureza lhe deu para se defender e alimentar, o que ele não tem é a culpa de ao longo dos tempos os tenham retirado do seu habitat natural para viver e ter de se adaptar ao ser humano, mantendo no entanto o mesmo instinto.
Então nestes casos de quem é a culpa, do animal que seguiu o seu instinto ou de nós que não protegemos convenientemente as nossas instalações e provocando a situação, como se costuma dizer "a ocasião faz o ladrão"?
Então criamos animais porque gostamos deles e vamos matar outros animais? Vamos descarregar a nossa culpa em cima dos outros?
À dias numa das passagens por um fórum li num dos tópicos o relato de alguém que primeiro apresentou as suas aves, o modo como as suas criações estavam a decorrer, etc. etc, e mais tarde voltou a escrever que tinha-se esquecido de comentar que um gato tinha-lhe morto uma série de pássaros e como resposta deu-lhe a provar chumbo , penso que era 7 ou outra medida assim do género.
Foi um comentário feito em tom heróico, quando de heróico não tem nada. Alguém comentou que não o devia ter feito visto o animal ter seguido o seu instinto, mas a resposta foi que o animal não era seu e que a culpa era de quem os alimentava, ( penso que seria um animal abandonado ou descendente dos muitos animais abandonados) etc, etc,.
É usual ouvir alguém dizer "é pá foi-me um gato foi ás gaiolas e matou-me os pássaros", nunca se ouve dizer é que "é pá eu não protegi os meus pássaros e um gato matou-os".
Penso que nesta ou noutras situações idênticas as pessoas acabem por ver que estão a descarregar em cima dos animais quando a culpa não é deles, mas sim das pessoas que não fizeram tudo o que deviam ter feito para proteger uns dos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário