"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. "

( Charles Darwin )
Bem-vindo a este espaço - Welcome to this space - Bienvenue dans cet espace - Bienvenidos a este espacio - Willkommen zu diesem Raum -Bem-vindo a este espaço - Benvenuti in questo spazio - مرحبا بكم في هذا الفضاء - Ласкаво просимо на цьому просторі - Hoşgeldiniz bu alana - Bem-vindo a este espaço - Välkommen till detta utrymme - Dobrodošli v ta prostor - Добро пожаловать на этом пространстве - Bine aţi venit la acest spaţiu -Bem-vindo a este espaço - Zapraszamy do tego miejsca - Velkommen til dette rommet - 이 공간에 오신 것을 환영합니다 - ようこそ、この空間に -Bem-vindo a este espaço - Selamat datang di ruang ini - Üdvözöljük ezt a helyet - Velkommen til denne plads - Vítejte na tomto místě - Bem-vindo a este espaço - Dobro došli na ovaj prostor - Benvinguts a aquest espai - Welkom om hierdie spasie

domingo, 8 de maio de 2011

"Um homem não está acabado quando enfrenta a derrota. Ele está acabado quando desiste." ( Richard Nixon )

Esta época não foi um desastre, foi mais que um desastre, foi  um choque em cadeia! Esta frase é aplicada no passado porque para mim a época já acabou.

Perdi esta batalha mas ainda não perdi a guerra, só preciso é de descobrir que arma vou usar para a próxima batalha, senão vai ser uma luta inglória.

Reina por aqui um desanimo muito grande mas não vou desistir.
Foi um ano inteirinho perdido, foi mais de um ano porque na época anterior só deixei fazer 2 posturas porque precisava de tempo para fazer as alterações que queria, fazer algumas gaiolas, muda-las de sitio, etc., enfim, foi um ano inteiro perdido com tudo o que isso implica. Muito tempo gasto nesta actividade, tempo que nem sempre há e que tem de se arranjar, muita dedicação e no fim os resultados foram catastróficos .
De 146 ovos postos até agora, nasceram 56 e desses 56, morreram 44.
A diferença do total de ovos postos e dos pássaros nascidos , foram, ovos claros, pássaros mortos nos ovos (poucos) e ovos que deitei fora antes de estarem a ser chocados , para fazer os tratamentos, partindo do principio que o mal já estava dentro dos ovos e que não valia a pena deixar que começassem a ser chocados. Dos 12 que sobram até agora, 2 já têm mais de 2 meses e são pássaros que dificilmente vão vingar, vão-se aguentando mas a muito custo, ficaram com mazelas para sempre.
Ou outros 10 são os que restam desta ultima postura, não sei se vão sobreviver e hoje nasceram os últimos.
Estes dois anos anteriores em que criei exóticos e neste ultimo já com canários correram-me talvez anormalmente bem, alguma dose de sorte aliado ao facto de não ter introduzido pássaros doentes no plantel (uma questão de sorte também) fez com que praticamente não houvesse baixas, sem praticamente tratamentos nem cuidados especiais, daí agora estranhar mais, mas também mesmo a não correr tudo a 100%, também não era preciso correr tão mal.
Conforme já referi, nos dois anos anteriores não fiz tratamentos praticamente nenhuns, o único que me lembro de ter feito foi ás salmonelas e deu resultado, os pássaros morriam dentro dos ovos e deixaram de morrer. Então este ano já depois de ter lido algumas coisas achei que devia fazer alguns tratamentos.  Baseado naquilo que alguns colegas fazem, fiz um plano de tratamentos, que entretanto não levei até ao fim porque pensei que era muita coisa junta. Também sem ser esses tratamento feitos antes de os juntar nunca fiz mais nada.
Quando aconteceram as primeiras mortes na primeira postura, eu levei isso um bocado para o facto de muitos dos pássaros serem novos e como também não posso estar sempre junto deles pensei que fosse alimentação insuficiente por parte dos pais, mas como começou a acontecer também nos pássaros do ano anterior, então esta teoria caiu por terra.
Depois desta primeira situação fiz o tratamento ás Salmonelas, recomecei tudo novamente , esperei e o resultado final foi igual. Bom, pensei, se não era as salmonelas, talvez fosse a Coccidiose, fiz o tratamento e o resultado foi igual. Isto é quase como uma avaria num carro, num electrodoméstico ou outra coisa qualquer, em que a avaria não é visível mas continua lá e vai-se substituindo as peças até acertar com uma.
Bom face a isto tudo, neste momento estou inclinado para que seja a Proventriculite.
Um dos grandes problemas disto tudo é que os sintomas acabam por ser muito parecidos para doenças diferentes. Tanto posso ter aqui uma doença como posso ter mais do que uma, não sei, existem diferentes situações, uns têm a celebre pinta preta outros não, uns morrem ao fim de poucos dias,3 dias mais ou menos, outros aguentam-se mais uns dias, aí uns 7 ou 8. Dos que morrem ao fim de 3 ou 4 dias, morrem todos mais ao menos na mesma altura, praticamente em dias seguidos e com o mesmo tamanho, dos outros que morrem a partir de  7 ou 8 dias, esses vão morrendo com alguns dias de diferença. Entre todos no mesmo ninho e nascidos no mesmo dia começa a existir diferenças enormes de crescimento e os que vão ficando para trás vão morrendo. Existe também diferenças grandes de uns ninhos para os outros, em que pássaros nascidos no mesmo dia têm o dobro do tamanho dos outros, poderá o mal estar mais acentuado nuns do que noutros e ou os pais alimentarem-nos mais ou menos vezes, porque pode haver aqui uma ou outra situação de alimentação insuficiente com ou sem doença.
Um dos casais que na 1ª postura alimentaram as crias aparentemente bem em que acabaram por morrer ao 7º ou 8º dia, na 2ª postura praticamente não os alimentaram vez nenhuma, fica a duvida se as crias estariam mais doentes do que na 1ª postura e foi por isso que não lhes deram comida suficiente ou se foi por mero acaso que mudaram o comportamento em relação à alimentação. Isto acaba por ser uma colecção de "ses" e "talvez" e não estou a conseguir passar disso.
Eu vejo os pais a alimenta-los com frequência mas parece que não lhes faz proveito, parece que estão sempre com fome. Dos que morreram, uns tinham o papo vazio, outros tinham comida no papo, mas aparentemente morreram à fome.
Naqueles que restam e devido ás vezes que eu vejo os pais a alimentarem-nos tinham a obrigação de estarem mais desenvolvidos.
Face a isto tudo e como não tenho o Fungizone, talvez conseguisse que me trouxessem de França, mas o facto de, e pelo aquilo que sei, precisar de receita para ser comprado, isso inviabiliza a sua aquisição. Então tive de arranjar aquilo que por pesquisas que fiz, parece ser uma alternativa, se bem que segundo parece, não ser tão eficaz, mas como é uma das poucas opções acabei por dar o Mycostatin.
Como não tive muito tempo para pesquisar em relação ás quantidades a dar, teve de ser um bocadinho à deriva. Acabei por dar nos pássaros maiores 2 gotas no bico, nos mais pequenos 1 gota e nos bebedouros todos 3 gotas para 50 ml. Hoje é o 2º dia de tratamento e ainda não morreu nenhum, mas isto não quer dizer nada de especial, a única coisa para já que quer dizer é que pelo menos por agora a dose não foi demais e isso já não é mau. Vou tentar  pesquisar mais qualquer coisa em relação ás quantidades a dar e à duração do tratamento porque para já estou um bocado ás cegas.
Vou deixar fazer outra postura a 3 casais que só fizeram 3 posturas, uma delas com ovos todos claros e as outras 2 com a morte dos pássaros à volta do 7º dia para ver o resultado depois de dar o Mycostatin, porque a única maneira de descobrir é deixar que os pássaros nasçam, senão é certo que para a próxima época vou ver o mesmo filme.
Uma coisa é certa, seja o que for, foi trazido de fora, não foi arranjado aqui, com as aquisições que fiz acabei por introduzir um ou mais pássaros doentes no plantel e confesso que também por excesso de confiança, não tomei praticamente medidas nenhumas quando das aquisições, também fico sem saber se tivesse tomado algumas medidas se o problema não passava na mesma, mas não fazendo nada é de certeza uma porta aberta e eu abri as portas todas.
Estou agora a escrever isto já com um bocado mais calmo, mas o impacto inicial foi de desistência e acabar com isto tudo, não só por o que tem estado a acontecer como pelo facto de no caso de não conseguir ultrapassar isto acabo por ter o mesmo problema para a próxima época e nunca mais vou sair disto.
Depois mais a frio comecei a pensar no que é que ia fazer com os pássaros, não os vou vender ou dar estando provavelmente doentes, depois também vou sentir a falta deles, por isso vou com alguma calma tentar descobrir a causa ou as causas disto tudo e pelo menos para já vou continuar.


"Ser derrotado é frequentemente somente uma condição temporária. Desistir é que a torna permanente."
( Marilyn vos Savant )


Sem comentários:

Enviar um comentário