"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. "

( Charles Darwin )
Bem-vindo a este espaço - Welcome to this space - Bienvenue dans cet espace - Bienvenidos a este espacio - Willkommen zu diesem Raum -Bem-vindo a este espaço - Benvenuti in questo spazio - مرحبا بكم في هذا الفضاء - Ласкаво просимо на цьому просторі - Hoşgeldiniz bu alana - Bem-vindo a este espaço - Välkommen till detta utrymme - Dobrodošli v ta prostor - Добро пожаловать на этом пространстве - Bine aţi venit la acest spaţiu -Bem-vindo a este espaço - Zapraszamy do tego miejsca - Velkommen til dette rommet - 이 공간에 오신 것을 환영합니다 - ようこそ、この空間に -Bem-vindo a este espaço - Selamat datang di ruang ini - Üdvözöljük ezt a helyet - Velkommen til denne plads - Vítejte na tomto místě - Bem-vindo a este espaço - Dobro došli na ovaj prostor - Benvinguts a aquest espai - Welkom om hierdie spasie

domingo, 15 de maio de 2011

O que ando a ler - 2

No post “ O que ando a ler “ publicado recentemente escrevi na altura sobre explicações e que por vezes quem explica, sem o fazer por mal, abrevia ou pode usar determinados termos que para quem tem menos conhecimentos é por vezes difícil de perceber.
Não foi minha intenção melindrar ninguém e em especial todos aqueles que de alguma forma me têm ajudado. Talvez tenha passado a imagem de “pobre e mal agradecido”, o que não corresponde á realidade.
Depois de publicado fiz algumas correcções aquilo que escrevi, mas fiz mal, devia ter deixado ficar como estava e fazer uma “adenda” a explicar melhor, como não o fiz na altura, estou a fazer agora.

Em geral só faço modificações aquilo que escrevo se detectar erros ortográficos, pontuações erradas (esta parte não é fácil), etc.
Tentei dizer que por vezes, e não me estou a meter de fora, quando se explica o quer que seja tanto verbalmente como por escrito, existe por vezes a tendência para se abreviar ou empregar termos que não estão ainda ao alcance de algumas pessoas. Eu próprio em áreas onde estou mais à vontade já procedi assim, o que me fez ter mais cuidado apesar de correr o risco de acontecer precisamente o contrário e pensarem que estou a fazer de parvinho a pessoa a quem estou a explicar.
Já me aconteceu, quando iniciei à alguns anos atrás a criação de peixes tropicais e comprei um livro tipo o ABC que seria precisamente dirigido a pessoas como eu que na altura não percebia nada, em que palavras como Ananbantideos, Labirinto, Betas, etc. não me diziam absolutamente nada, sabia o que era um Guppy e já era uma sorte.
Fui lendo o livro mas chegava a certas partes onde o autor se esquecera a quem o livro era dirigido e não conseguia passar para a frente porque ou abreviava as explicações ou eram empregues termos que ainda não estavam ao alcance de quem precisava do ABC, afinal era um livro para iniciados sem o ser.
As pessoas com quem tenho mantido contacto e me ajudam a entender uma série de coisas, tem-no feito de forma perceptível e não fiquei com duvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário